Com foco na prevenção à violência contra a mulher, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) abre inscrições para o segundo ciclo do curso “Mulher Segura Prevenção da Violência e o Protocolo Por Todas Elas”. A formação gratuita oferece mil vagas — os interessados têm até o dia 19 de fevereiro para se inscrever. O curso será realizado de 23 de fevereiro a 24 de março, na modalidade EAD autoinstrucional, por meio da Escola Virtual da pasta.
A segunda edição do curso amplia o alcance da capacitação iniciada em 2025 e reforça a integração entre prevenção, articulação institucional e participação do setor produtivo. A iniciativa é realizada de forma conjunta pela SSP-DF e pelas secretarias da Mulher (SMDF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF), a partir de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em setembro de 2025, voltado ao desenvolvimento e à execução conjunta da formação.
O curso integra o projeto Parceiro da Segurança e é direcionado a profissionais de hotéis, bares, restaurantes, shoppings, casas de show e grandes eventos, conforme previsto no Decreto nº 46.183/2024, além de estar disponível para outros segmentos empresariais e cidadãos interessados. Com carga horária de 20 horas, a formação é dividida em três módulos, com conteúdos voltados à compreensão dos diferentes tipos de violência contra a mulher — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial — e à identificação do caráter progressivo e escalonado do ciclo de violência, que frequentemente se inicia de forma sutil e evolui para situações mais graves.
“O enfrentamento à violência contra a mulher exige atuação permanente, articulada e com foco na prevenção. O curso Mulher Segura é uma ação estratégica porque envolve quem está na linha de frente do atendimento ao público e amplia, de forma concreta, a rede de proteção. Ao capacitar profissionais do setor de lazer e entretenimento para reconhecer sinais de risco e aplicar o Protocolo Por Todas Elas, damos um passo importante para transformar espaços públicos e privados em ambientes mais seguros e acolhedores”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
“O curso é uma ação preventiva, educativa e transformadora. Ao orientar profissionais para acolher, encaminhar e agir corretamente em situações de risco, ampliamos a capacidade de proteção antes que a violência se agrave”
Regilene Rozal, subsecretária de Prevenção à Criminalidade da SSP-DF
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressalta a importância da formação conjunta com o setor produtivo. “Essa formação reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com políticas públicas articuladas, que envolvem o setor produtivo como aliado estratégico na identificação, acolhimento e encaminhamento de situações de violência.”
“Mulheres que se encontram em situação de algum tipo de violência: a Secretaria da Mulher reforça que vocês não estão sozinhas. Existe um caminho possível, de acolhimento e proteção. Há pessoas prontas para ouvir e caminhar ao lado de todas vocês”, reforça a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
A iniciativa é fundamentada na Lei Distrital nº 7.241/2023, que institui o Protocolo Por Todas Elas, e está alinhada ao Programa Segurança Integral, instituído pelo Decreto nº 45.165/2023. O projeto também dialoga com o Programa Movimente DF (Decreto nº 46.500/2024), voltado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino e à promoção da igualdade de gênero no Distrito Federal.
“O curso é uma ação preventiva, educativa e transformadora. Ao orientar profissionais para acolher, encaminhar e agir corretamente em situações de risco, ampliamos a capacidade de proteção antes que a violência se agrave. Trata-se de um investimento em conscientização e mudança cultural dentro das empresas, fortalecendo redes comunitárias e institucionais que fazem diferença na vida real”, ressalta a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da SSP-DF, Regilene Rozal.
Mulher Segura – Prevenção da Violência e o Protocolo Por Todas Elas
· Período de inscrição: De 19 de janeiro a 19 de fevereiro
· Realização do curso: De 23 de fevereiro a 24 de março
· Modalidade: EAD – autoinstrucional
· Carga horária: 20 horas
· Plataforma: Escola Virtual da SSP-DF
· Acesse aqui o formulário de inscrição
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF)







