Design em Rede finaliza quarta edição com websérie, podcast e livro digital, fortalecendo a cena criativa do DF

O Design em Rede, iniciativa que transforma diálogos entre criadores em conteúdo multiplataforma, disponibiliza os produtos de sua quarta edição. O projeto, que desde 2021 pesquisa a economia criativa local, encerra mais um ciclo com a publicação de uma nova temporada da websérie, uma série de episódios do podcast e mais um volume do livro digital. Todo o material está disponível gratuitamente nas plataformas do projeto.

Com o objetivo de conhecer, conectar e difundir a cadeia produtiva do design no Distrito Federal, o Design em Rede promove encontros entre designers, artífices, técnicos e empreendedores. A iniciativa, realizada pela Etcetera Produções e Raruti Comunicação e Design com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, já realizou, ao longo de suas quatro edições, 28 bate-papos e 4 Design Talks, reunindo nomes expressivos da cena local.

Conteúdo Multinicho: Conheça os Produtos da 4ª Edição

A força do projeto está na sua capacidade de destrinchar um mesmo encontro em diferentes formatos, atendendo a públicos variados e valorizando a profundidade dos debates.

  • Websérie Design em Rede – 4ª Temporada: Uma imersão visual nos ateliês e processos criativos. Com seis episódios, a série captura a materialidade e a poética por trás do ofício. Os episódios são: “Conexões de Fibra” (com Juão de Fibra e Lucas Caramés); “Viver de Barro” (Felipe Laraia e Débora Amorim); “A Poética do Vidro” (Patrícia Bagniewski); “Design e Associativismo” (Alessandra Pinheiro e Marcos Moreira da Adegraf); “Ecossistema Criativo” (Arielle Martins e Bárbara Gomes da Alô Artista); e “Do Microscópio ao Produto” (Carolina Nogueira e Cândida Oliveira do SESI Lab).

  • Podcast Design em Rede: Os diálogos aprofundados ganham forma sonora, ideal para quem busca reflexões sobre mercado, processos criativos e os desafios da profissão. Os episódios trazem debates sobre antropologia do consumo, sustentabilidade, upcycling, cenografia, design gráfico, mobiliário, joia, vidro, cerâmica, arte, cidade e patrimônio cultural, etc.

  • Livro Digital: A publicação reúne e amplia o conhecimento trocado nos encontros, servindo como um registro textual e visual durável do ecossistema criativo do DF. É uma ferramenta de consulta e inspiração que documenta cases, pesquisas, técnicas, processos e trajetórias.

Artífices e Designers: A Riqueza da Cocriação

O Design em Rede vem destacando a importância da colaboração horizontal entre criadores. Em edições anteriores, ao lado de designers consagrados como Dimitri Lociks (Choque Design), Danilo Vale, Gabriela Tenorio (urb), Carol Nemoto (Miwa), Aníbal Diniz (Matriz Visuais), Liz Sandoval (Cinema Urbana), Jana Ferreira, Ana Catharina Marques (Espaço D), Nina Coimbra, Simone Souza (Dedim), Claudia El-moor (Eye Design), Letícia Brasileiro, Alessandra Mourão (Moou), Flávia Amadeu, Raquel Chaves, Edson Coutinho (Tok&Stok), Fred Hudson, Hugo Gripa, Eduardo Borém, e os professores/pesquisadores Evandro Perotto, Marco Aurélio Lobo Junior e Fernanda Torres, participaram artífices fundamentais que contribuíram na reflexão sobre o fazer design. Dentre eles, a cenógrafa e marceneira Poli Salomé (Galpão Salomé), a empreendedora Daniela Queiroz (Natteca), além de ourives, costureiras, marceneiros, serralheiros e restauradores que trouxeram para o debate o domínio de técnicas, o manuseio de maquinário e a pesquisa material, evidenciando a extensão e a interdependência da cadeia.

Design no DF: A Importância de Tecer Redes

O setor do design no Distrito Federal vive um momento de efervescência e reconhecimento. Iniciativas como o Design em Rede são importantes para estruturar esse mercado, pois atuam na formação de redes e na promoção da colaboração entre os diversos agentes, dos criadores aos executores. Ao documentar e disseminar esses saberes, o projeto fortalece os profissionais individualmente e consolida a identidade do design brasiliense, fomentando reflexões, parcerias e novas oportunidades de negócio na economia criativa.

Além disso, parcerias estratégicas se firmam ao longo dos anos com instituições de ensino e fomento e associações, como o Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Samambaia, a Universidade de Brasília (UnB), o IESB, a Adegraf e a Adepro, além de iniciativas e eventos como Mapa Design Brasília, Brasília Design Week e Fórum Cidades Criativas – Design.

Sobre o Design em Rede:
Projeto transmídia que utiliza o design como eixo para conectar profissionais, estimular trocas e produzir conteúdo educativo e de difusão gratuita (websérie, podcast e livro digital). Realizado pela Etcetera Produções e Raruti Comunicação e Design, é viabilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

 

Fonte: Isabella Atayde

Fotos: Divulgação 

 

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU