A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, na 506/507 Asa Sul, em Brasília, recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de dezembro, mais uma etapa do Festival Leitura Coletiva. As atividades ocorrerão no espaço externo e interno da instituição e contarão também com a presença do MovCEU, equipamento cultural itinerante do Ministério da Cultura que circulará pelo Distrito Federal a partir de 2026. A iniciativa leva ao público biblioteca móvel, estúdio de audiovisual, tecnologia de realidade virtual, palco montável e estrutura para apresentações artísticas e oficinas, ampliando o acesso à cultura em diferentes territórios.
A programação de sábado, 13 de dezembro, começa às 10h com a abertura da Feira Magicamente ao som do DJ Sá. Às 11h, o público poderá participar da oficina literária “Natureza Bicho, Bicho Natureza”, seguida de manhã de autógrafos com os autores. No período da tarde, às 16h, será exibido o filme Dona Lia, dirigido por Letícia Souza e Jaqueline Cardoso, com bate-papo com as realizadoras logo após a sessão. Às 17h, acontece o sarau de lançamento da coletânea Estilo e Poesia, reunindo escritores participantes do projeto. O encerramento do dia será às 19h, com show da cantora Asú Guimarães.
No domingo, 14 de dezembro, as atividades recomeçam às 10h com a Feira Magicamente e discotecagem de DJ Sá. Às 11h, o palco recebe o espetáculo infantil O Natal dos Cachorros, da Cia Néia e Nando, companhia reconhecida por suas montagens voltadas ao público infantojuvenil. Às 16h, será exibido o filme Advento de Maria, de Vinícius Machado, também seguido de conversa com os realizadores. A programação literária segue às 17h com leitura coletiva do livro Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara. O festival encerra às 20h com apresentação musical de RAPadura Xique-Chico.
Idealizado pela poeta Marina Mara a partir de pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade de Brasília, o Festival Leitura Coletiva integra a programação cultural de dezembro da Biblioteca Demonstrativa e reafirma o compromisso da instituição com a formação de públicos, o estímulo à leitura e a valorização da literatura em suas múltiplas expressões.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Serviço
13/12 (sábado)
10h – Abertura da Feira Magicamente com DJ Sá
11h – Oficina literária “Natureza Bicho, Bicho Natureza”, seguida de manhã de autógrafos
16h – Exibição do filme Dona Lia, de Letícia Souza e Jaqueline Cardoso, seguido de bate-papo com as realizadoras
17h – Sarau de lançamento da Coletânea Estilo e Poesia, com a presença dos escritores
19h – Show de Asú Guimarães
14/12 (domingo)
10h – Abertura da Feira Magicamente com DJ Sá
11h – Teatro Infantil: O Natal dos Cachorros, Cia Néia e Nando
16h – Exibição do filme Advento de Maria, de Vinícius Machado, seguido de bate-papo com os realizadores
17h – Leitura coletiva do livro Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara
19h – Show de RAPadura Xique-Chico
Fonte: Paola Cunha – Assessora de imprensa BDB Cultural









