Distrito Federal amplia programa de preparo do solo para atender até 800 famílias

Produtores rurais em situação de vulnerabilidade do Distrito Federal já podem se preparar para a próxima safra com apoio direto do Executivo local. Isso porque o Governo do Distrito Federal (GDF) vai abrir, a partir de 11 de maio, as inscrições para o programa Preparo do Solo 2026, que oferece mecanização agrícola gratuita e deve atender entre 600 e 800 famílias neste ano.

O edital será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e marca a ampliação de uma política pública voltada à agricultura familiar e a assentamentos da reforma agrária. Segundo o edital, o público-alvo são as famílias cadastradas no CadÚnico e vinculadas à Emater-DF. Criado em 2024 e executado pela primeira vez em 2025, o programa passou de 55 famílias atendidas no primeiro ano para cerca de 200 propriedades na nova edição.

“Estamos soltando esse edital para apoiar quem vive da terra, garantindo o preparo do solo para o plantio de forma totalmente gratuita, com apoio da Emater e da Seagri. São mais de 600 famílias que serão atendidas”, afirmou a governadora Celina Leão | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

A iniciativa garante, de forma gratuita, serviços como aração e gradagem do solo por meio de máquinas disponibilizadas pelo governo, reduzindo custos para pequenos produtores. “Estamos soltando esse edital para apoiar quem vive da terra, garantindo o preparo do solo para o plantio de forma totalmente gratuita, com apoio da Emater e da Seagri [Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural]. São mais de 600 famílias que serão atendidas”, destacou a governadora Celina Leão.

Além da mecanização, o programa também inclui suporte para o plantio, como o fornecimento de insumos. “A gente não só prepara o solo, como também leva toda a parte de preparo e plantio”, completou a governadora.

Apoio direto ao produtor

Segundo Rafael Bueno, secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, a iniciativa é essencial para viabiliar a produção rural

De acordo com o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, a ação é essencial para viabilizar a produção rural, especialmente para quem não tem condições de arcar com os custos do preparo da terra. “O GDF garante duas horas de serviço em cada propriedade. Muitos produtores não têm recursos para esse preparo inicial, e esse apoio é fundamental para que eles consigam começar o plantio”, explicou.

Após o preparo do solo, os produtores também recebem apoio com fertilização, por meio de um adubo orgânico preparado pela Emater-DF. “Estamos crescendo e ampliando esse programa. É o compromisso do governo levar condições de produção para o campo e garantir alimento para quem está na cidade”, acrescentou o secretário.

Como participar

A previsão é que as inscrições sejam de 11 de maio até 10 de junho de 2026. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Emater ou da Seagri. O resultado está previsto para ser divulgado até 30 de julho.

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU