Divulgado relatório da produção agropecuária 2025, com destaque para a produção de alface e tomate no DF

A Emater-DF publicou o Relatório de Informações Agropecuárias 2025, que reúne os dados das principais culturas assistidas pela empresa no Distrito Federal e o resultado dessa produção ao longo do ano de 2025. De importância histórica e estratégica na região, a olericultura se destaca, tendo como carro chefe a dupla alface e tomate. Em 2025, o tomate foi o grande destaque em volume colhido, com 31.507 toneladas em 367 hectares — enquanto a alface liderou em área plantada, com 1.295 hectares e 20.522 toneladas. Já a mandioca aparece como outra cultura importante: é a segunda maior em área (1.081 hectares) e a terceira em produção (22.348 toneladas), a maior parte produzida para mandioca de mesa.

O plantio de grãos também é um destaque no DF. A soja e o milho (grão) lideram tanto em área quanto em volume. A soja ocupou 87.492 hectares e produziu 375.288 toneladas. Se somar a esse número a produção de soja semente, os números sobem para 92.263 hectares plantados e 397.824 toneladas de produção. Já o milho (grão) somou 54.647 hectares e 362.301 toneladas.

A fruticultura também tem papel importante no cenário produtivo do DF. O relatório aponta um total de 2.382 hectares plantados e 40.002 toneladas de frutas produzidas no DF em 2025, mostrando que a fruticultura vem ganhando espaço. Aqui o destaque vai para o abacate (441 ha), a goiaba (432 ha) e a banana (345 ha), respectivamente, que se revezam no ranking de produções expressivas ao longo dos anos. Em 2025, o campeão em volume de produção foi o abacate, com 7.834 toneladas colhidas.

Em 2025, o tomate foi o grande destaque em volume colhido, com 31.507 toneladas em 367 hectares — enquanto a alface liderou em área plantada, com 1.295 hectares e 20.522 toneladas | Foto: Divulgação/Emater-DF

Na pecuária, o destaque é a bovinocultura de leite e de corte no DF. Segundo o relatório, em 2025, o rebanho bovino somou 74.375 cabeças, com produção de 4.838.014 kg de carne e 32.358.044 litros de leite. A atividade leiteira é um destaque porque possui tradição no Distrito Federal e envolve centenas de produtores em diferentes regiões administrativas.

Já a produção de aves se destaca em volume: foram 70.383.975 galinhas e frangos, com 169.300.971 kg de carne e 28.818.132 dúzias de ovos produzidas no ano. Embora boa parte desses números seja referente à avicultura industrial instalada na região, essa criação é a porta de entrada para a agricultura familiar iniciar sua produção, pois serve como produto para a segurança alimentar e nutricional das famílias e o excedente vira renda.

Diversidade Produtiva do DF

Além da “saladinha” de alface e tomate, da mandioca de mesa, dos grãos, frutas, leite e aves, o Relatório de Informações Agropecuárias 2025 reúne dados de uma grande diversidade de culturas e criações presentes no DF. São também produções relevantes para o contexto local morango, gengibre, uva, pitaia, criação de peixes, meliponicultura e outras atividades que mostram a complexidade e a riqueza da produção rural brasiliense.

Todas essas cadeias contam com ações de orientação técnica e incentivo da Emater-DF, especialmente entre agricultores familiares e médios produtores que abastecem o mercado local. Confira o Relatório de Informações Agropecuárias 2025, disponível aqui.

*Com informações da Emater-DF

Agencia Brasília

Tags

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU