Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o encontro do


Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o encontro do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), nesta quarta-feira (26), no Lago Sul. O governador Ibaneis Rocha e o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacaram os avanços da capital federal, que cresceu mais 20% em turismo só no ano passado em relação a visitantes internacionais, de acordo com a Embratur, e cerca de 40% desde 2019.

“Isso tudo se deve à nossa condição de segurança. Brasília é uma das cidades mais seguras do país, tem uma rede hoteleira que fica perto de todos os eventos, e damos uma atenção muito especial ao setor. Inclusive, chegamos a reduzir os impostos dos hotéis para facilitar o acesso. Isso tudo é resultado de um conjunto de medidas que foram implementadas desde 2019 e que têm possibilitado ao DF ter um acréscimo desse percentual do turismo”, afirmou o chefe do Executivo local.

Ibaneis Rocha: “Brasília é uma das cidades mais seguras do país, tem uma rede hoteleira que fica perto de todos os eventos, e damos uma atenção muito especial ao setor” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Este ano, Brasília figurou entre os 25 destinos globais em alta, segundo uma pesquisa divulgada pela Airbnb, empresa do mercado online para estadias, e também apareceu nas primeiras posições entre os aeroportos mais pontuais do mundo, ficando atrás apenas do aeroporto de Tocumen, no Panamá. “Então, é um momento de muita alegria, de prosperidade para o turismo e a agenda de shows do DF está se iniciando. Já estamos hoje no circuito mundial de shows”, complementou o governador.

“O DF tem vocação para receber pessoas do mundo inteiro e, cada vez mais, temos ampliado a importância da nossa cidade nos destinos ao redor do globo”

Celina Leão, vice-governadora

“O DF tem vocação para receber pessoas do mundo inteiro, e, cada vez mais, temos ampliado a importância da nossa cidade nos destinos ao redor do globo. Somente no ano passado, recebemos mais de 60 mil turistas – um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Isso é resultado de muito trabalho do poder público e dedicação do nosso empresariado. Temos um potencial imenso que vamos continuar fomentando como um importante aliado também para a geração de emprego e renda”, acrescentou a vice-governadora Celina Leão.

Grandes eventos e novos voos

Nos últimos anos, a capital federal se tornou a sede de grandes e importantes eventos, como Rally dos Sertões, Abav Expo, jogos de futebol e shows internacionais – como o de Bruno Mars. Em 20 de março, a cidade receberá a Seleção Brasileira Masculina de Futebol, para a partida contra a Colômbia pelas Eliminatórias, além de ser uma das sedes da Copa do Mundo Feminina em 2027. Em 21 de abril, haverá uma grande festa em celebração aos 65 anos de Brasília.

Outro aspecto de impulsão do setor é a ampliação da malha aérea internacional. “Adotamos também a redução do ICMS para os combustíveis de aeronaves, porque nós temos ali, com a redução, uma oportunidade de trazer voos internacionais para o Distrito Federal, o que vem acontecendo”, ressaltou Ibaneis.

Celso Sabino (ao centro): “O Distrito Federal nunca registrou números tão animadores, como no ano de 2024, com um crescimento de mais de 20%”

Já são nove novos destinos operadores a partir do Aeroporto de Brasília: Bogotá (Colômbia), Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Miami e Orlando (EUA), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Santiago (Chile) e Cancún (México). Outros destinos estão em negociação pelo Governo do Distrito Federal (GDF), em um trabalho conjunto entre as secretarias de Turismo (Setur) e de Relações Internacionais (Serinter).

O ministro Celso Sabino reforçou os avanços da capital federal durante a palestra em que abordou as perspectivas e as estratégias para o mercado do turismo no Brasil em 2025. “O Distrito Federal nunca registrou números tão animadores, como no ano de 2024, com um crescimento de mais de 20% – resultado dos esforços em conjunto feitos pelos governos do DF e federal, sobretudo pela parceria com a iniciativa privada”, disse.

Entre as parcerias dos dois governos está o investimento no aniversário de Brasília. As comemorações dos 65 anos, que terá três dias de festa – 19, 20 e 21 de abril –, contam com recursos do Ministério do Turismo aliados a fomentos do GDF. “Não posso deixar de agradecer tudo que o ministro tem feito agora para o aniversário de Brasília, com a destinação de mais recursos para que conseguíssemos avançar”, lembrou Ibaneis Rocha.

Para o presidente do Lide, Paulo Octávio, debater o tema durante o encontro do Grupo de Líderes Empresariais ajuda a intensificar o potencial do DF. “Brasília é uma cidade que deve ser conhecida por todo o Brasil e 90% da população brasileira não conhece a capital da República. Sempre entendi que o turismo é um segmento da economia dos mais importantes. Ele pode alavancar muito recursos para o nosso país”, defendeu.



Fonte: Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU