Em meio a alta na violência transfóbica, livro “O Elo da Mariposa” surge como ferramenta para o acolhimento familiar

Quando uma pessoa faz uma transição de gênero, toda família transiciona junto. E não só ela, mas os amigos, a...


Quando uma pessoa faz uma transição de gênero, toda família transiciona junto. E não só ela, mas os amigos, a escola e todas suas relações. Essa experiência coletiva, complexa e cheia de preciosidades, é o ponto de partida do livro O Elo da Mariposa e das vivências de acolhimento que acontecem nos dias 30 e 31 de agosto, a partir das 14h30, na Casa Jasmim, em Brasília.

O projeto foi idealizado pela ilustradora Luda Aquareluda, motivado pela transição de gênero de sua irmã Rapha e de uma ilustração que recebeu dela mostrando um corpo feminino abandonando um corpo masculino, para comunicar o seu sofrimento e o alívio em abrir sua identidade.

A vivência em família, as provocações afetivas durante o processo, mostraram a relevância de materializar um instrumento utilizando a arte do traço, da cor e da palavra para dar acolhimento às pessoas trans e seus familiares. Assim, surgiu O Elo da Mariposa.

“Fui a primeira a saber que Rapha era minha irmã, e não meu irmão. Surgiram novas perspectivas, conceitos foram decapitados. Em família, aprendemos muito e, nas crises e tristezas do caminho, expandimo-nos. Surgiu a ideia de editar um livro ilustrado que inspirasse outras pessoas que também estavam passando por este processo. Muitas aquarelas foram fluindo entre lágrimas, manifestando pinturas que são de acolhimento e de amor”, relatou Luda.

O Elo da Mariposa traz narrativas de vida de pessoas trans e de seus familiares durante o processo de transição de gênero e relata sobre o luto das idealizações, o medo da transfobia, a religiosidade e a espiritualidade e a surpreendente capacidade amorosa dos mais idosos na aceitação e no acolhimento.

As entrevistas e a organização do livro foram realizadas pela antropóloga Nambir Kaur, procurando oferecer uma leitura fácil, didática e amorosa que permita que familiares de diversas formas de pensamento sintam-se incluídos e sejam inspirados pelo clima de amor, união e consolidação de laços sugeridos pelas ilustrações. Também faz parte da obra um glossário com verbetes que podem auxiliar na compreensão e criar proximidade com o tema.

PROGRAMAÇÃO

O lançamento do livro será no domingo, dia 31, às 17h30, e contará com shows de Deborah Zimmer e Asū. A programação traz também vivências com atividades artísticas conduzidas por pessoas trans como yoga, rodas de conversa com o psicólogo Ernesto Nunes, oficinas de aquarela com Gaspar, e de literatura com Maria Léo, consolidando um espaço de apoio e expressão criativa no fortalecimento de vínculos comumente ameaçados por estruturas rígidas de pensamento. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo Sympla.

Elo da Mariposa está sendo distribuído gratuitamente para instituições e coletivos da rede de acolhimento, para escolas e bibliotecas da rede pública e terá percentual impresso em Braille para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

O livro foi editado e promovido pela Casa Jasmim com recurso do Fundo de Apoio à Cultura – FAC e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e da OSC Jasminas.

TRANSFOBIA E VIOLÊNCIA

Temor comum a todos os entrevistados, nos últimos anos a transfobia com manifestações de violência física aumentou 271% no Distrito Federal, conforme dados da Antra, de 2020. Pesquisas da Fundação Heinrich Böll, de 2024, retratam que quase 29% das pessoas trans e não-binárias deixam de morar com os pais antes dos 15 anos e, segundo dados das Nações Unidas, em um universo de 120 famílias, 77,5% das crianças e adolescentes transgêneros com idades entre 5 e 17 anos foram vítimas de transfobia.

Essa realidade, aliada à sexualização objetificada de seus corpos, muitas vezes as deixam vulneráveis a situação de subemprego, incluindo a prostituição.

SERVIÇO:
Lançamento do Livro “O Elo Da Mariposa”
Quando: 30 e 31/08. Sábado e domingo
Onde: Casa Jasmim – SHCGN 716, bloco P, casa 30, Asa Norte – Brasília/DF
Entrada Franca. Ingressos pelo Sympla.

PROGRAMAÇÃO:

Sábado – 30/08

Vivências de Acolhimento para Pessoas Trans

14h – 15h30 – Yoga com Inaê
15h30 – 16h – Lanche
16h – 17h30 – Oficina de Aquarela com Gaspar

Vivências de Acolhimento para Familiares de Pessoas Trans

14h – 15h30 – Oficina de Literatura com Maria Léo
15h30 – 16h00 – Lanche
16h00 – 17h30 – Roda de Conversa com psicólogo Ernesto

Domingo – 31/08

Vivências de Acolhimento para Pessoas Trans

14h – 15h30 – Oficina de Literatura com Maria Léo
15h30 – 16h00 – Lanche
16h00 – 17h30 – Roda de Conversa com psicólogo Ernesto

Vivências de Acolhimento para Familiares de Pessoas Trans

14h – 15h30 – Yoga com Inaê
15h30 – 16h – Lanche
16h – 17h30 – Oficina de Aquarela com Gaspar

Evento de lançamento do livro “O Elo da Mariposa”

17h30 – 19h30 – Show com Deborah Zimmer e  Asū

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU