Criado em 2025, o Encontro Bem-Viver: Cultura Popular e Ancestralidade busca valorizar as culturas tradicionais e a identidade afro-brasileira presentes no Distrito Federal. No dia 06 de setembro (sábado), o projeto realiza o seu terceiro ciclo de atividades, ocupando a Praça da Resistência na Vila Telebrasília. A programação começa às 9h e segue até às 21h, com oficinas e rodas de capoeira angola e samba de roda. A entrada é franca e livre para todas as idades.
Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o Encontro Bem-Viver foi criado pelo Espaço Inventado, localizado na Vila Cultural Cobra Coral – 813 Sul, a partir da integração entre diversos mestres de tradição oral, grupos culturais e coletivos. Depois de duas edições realizadas na Vila Cobra Coral, o projeto segue agora para dois encontros consecutivos na Praça da Resistência da Vila Telebrasília, com apoio do Gastrobar Speed Beer.
Os mestres Formiguinha e Don King, da Comunidade de Capoeira Formigueiro de Angola, são quem guiam as vivências e as rodas de capoeira que integram a programação. Já as rodas e vivências de samba são facilitadas pelos músicos Manolo Emanuel e Apoena Machado.
Depois do encontro no dia 06 de setembro, o projeto realizará seu quarto e último ciclo também na Vila Telebrasília, encerrando as atividades no Dia das Crianças, 12 de outubro. Além dos encontros imersivos, também são promovidas oficinas regulares. A programação pode ser acessada nas redes @_inventado.
Território, cultura e memória
Menos de 3 km separam a Vila Cobra Coral e a Vila Telebrasília, consolidando um agrupamento periférico com intensa mobilização e resistência cultural na ponta da Asa Sul. O capoeirista e coordenador do Encontro Bem-Viver, Artur Sinimbu, defende a integração entre esses dois importantes territórios. Segundo ele, o principal objetivo dos encontros é justamente promover o fortalecimento de vínculos comunitários e a organização política e autônoma entre as duas vilas.
“As culturas tradicionais afro-brasileiras são o tempero do Distrito Federal, lugar construído majoritariamente por pessoas negras e migrantes que levaram suas vidas comunitariamente, ocupando espaços considerados periféricos. Manter essas culturas vivas é uma forma do povo restabelecer a memória das suas origens, saber como contar a própria história de forma coletiva e valorizar o lugar onde moram. É um laço de ancestralidade concreta”, defende Artur.
PROGRAMAÇÃO – 6 SETEMBRO
– 9h: Vivência de Capoeira – Mestre Don King
– 11h: Roda de Capoeira Angola – Mestre Formiguinha
– 15h: Vivência de Samba de Roda – Manolo Emanuel e Apoena Machado
– 17h: Apresentação de Samba de Roda – Manolo Emanuel e Apoena Machado
SERVIÇO
Quando: 6 de setembro de 2025 (sábado) – 9h às 21h
Onde: Praça da Resistência – Vila Telebrasília (Asa Sul)
Entrada: franca
Classificação: livre
Nas redes: @_inventado
Fonte: Pareia Comunicação