Trinta enfermeiros da Secretaria de Saúde (SES-DF) que atuam em serviços de emergência de 12 hospitais da rede pública participaram, nesta quarta-feira (7), do 2º Workshop de Atualização em Suporte Básico e Avançado de Vida (adulto).
Promovida em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a capacitação reforçou as diretrizes atualizadas para manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e outros procedimentos fundamentais no atendimento a pacientes em situação crítica.
“Esse workshop é crucial para todos os profissionais envolvidos no atendimento de urgências e emergências, garantindo que saibam agir de forma rápida e eficaz nas situações críticas”, explica a gerente de Enfermagem da Atenção Hospitalar e das Urgências, Ruana Leite Chaves. “A educação continuada é a chave para garantir que todos os profissionais se mantenham preparados.”
Além das técnicas de RCP, o treinamento enfatizou a importância do atendimento humanizado. “A atualização dos servidores impacta diretamente a qualidade do atendimento prestado nas emergências”, avalia Ruana.
Parceria
O curso foi ministrado pelo subtenente do Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar (Gaeph) do CBMDF, André Rodrigues. “Quando falamos de parada cardíaca, tratamos da emergência mais grave envolvendo a saúde humana”, detalha ele. “É preciso estar altamente treinado para executar compressões torácicas, ventilação e outros procedimentos com excelência”.
A enfermeira e supervisora do Hospital Regional de Planaltina (HRPL) Ediana Pereira de Oliveira, que atua no pronto-socorro da unidade hospitalar, reforçou a importância da capacitação: “Acho excelente para manter a equipe atualizada. Temos um recurso humano que já atua há vários anos na SES-DF e, por isso, a importância da educação continuada”. Ela será responsável por multiplicar o conteúdo do curso entre os colegas que atuam no pronto-socorro da unidade hospitalar.
Além de profissionais de Planaltina, participaram do curso servidores dos hospitais do Gama, de Sobradinho, Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, do Guará, da Asa Norte e dos hospitais Materno Infantil (Hmib), São Vicente de Paulo (HSVP) e da Região Leste (HRL).
A parceria entre o CBMDF e a SES-DF continuará com a terceira turma do curso para enfermeiros, prevista para o segundo semestre deste ano.
*Com informações da Secretaria de Saúde