Estórias da terra, de Antonio Obá


O feriado de 20 de novembro é uma excelente oportunidade para visitar a exposição Finca-Pé: Estórias da terra, de Antonio Obá, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) até o dia 23 de novembro. A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte, marca o reencontro do artista com sua cidade natal e reúne mais de cinquenta obras entre pinturas, desenhos, instalação e filme-performance. Com entrada gratuita, os ingressos podem ser reservados em bb.com.br/cultura ou retirados diretamente na bilheteria do CCBB Brasília.

Ao longo de sua itinerância pelos CCBBs, a mostra recebeu mais de 90 mil visitantes, confirmando o interesse do público pela obra de Obá, um dos artistas mais reconhecidos da arte contemporânea brasileira. Em Brasília, a mostra ganha contornos especiais: o diálogo entre arte, território e pertencimento, marcado pela relação do artista com o Cerrado, sua paisagem de origem.

“Por mais que seja o mesmo corpo de trabalho, nunca é a mesma exposição. O espaço físico, a cidade, as pessoas, tudo transforma o encontro com as obras. Em Brasília, há um atravessamento inevitável: é o lugar de onde vim, onde está enterrado o meu umbigo, e essa volta é também um reconhecimento íntimo que se abre para outras leituras”, afirma o artista.

Trabalhos de Marcos Siqueira.  

Entre os destaques, a instalação Ka’a pora (2024), com 24 esculturas de pés em bronze adornados com galhos, simbolizando a resistência e a renovação do Cerrado após o fogo e a seca. Já a série Crianças de Coral – nigredo/coivara (2024–2025) reúne retratos feitos em carvão sobre tela, em que as figuras emergem entre presença e apagamento, tensionando matéria e espiritualidade. O público também pode assistir ao filme-performance Encantado, inédito no Brasil, que marca o retorno de Obá à linguagem do vídeo e propõe uma experiência sensorial inspirada na figura do peregrino.

Com curadoria de Fabiana Lopes, Finca-Pé: Estórias da terra também apresenta obras do mineiro Marcos Siqueira, artista convidado natural da Serra do Cipó, cujos trabalhos feitos a partir da terra expandem o diálogo sobre matéria, paisagem e ancestralidade.

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas.

Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

Vem pro CCBB

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.

A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou, ainda, pelo QR Code na própria van. Vale lembrar que o assento depende da lotação.

Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code, que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.

Horários da van – de quinta a domingo:   

Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h   

CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30 

SERVIÇO

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF

Finca-Pé: Estórias da terra

Período: até 23 de novembro de 2025, das 09h às 21h (entrada nas galerias 1 e 2 até 20h40)

Classificação indicativa: Livre

Ingressos em www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília

Entrada gratuita

Site: bb.com.br/cultura

 

Fonte: Agência Galo
Foto: Diego Bresani

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU