A manhã desta terça-feira (2) foi marcada pelo ensaio geral do tradicional desfile cívico-militar, que será realizado neste domingo (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O encontro ocorreu no Setor Militar Urbano, onde 795 estudantes de dez escolas públicas e de uma instituição privada se reuniram para acertar os últimos detalhes da apresentação, que neste ano presta uma homenagem especial à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
A subsecretária de Educação Básica, Iedês Braga, destacou a importância da participação da rede pública de ensino no evento. Para ela, a data vai além da celebração da independência e reforça valores de cidadania. “É um momento para exercitar nos estudantes e na sociedade, de forma geral, esse sentimento de pertencimento a uma nação livre, que se reinventa a cada ano”, afirmou.
Neste ano, diferentes homenagens orientam a formação dos pelotões. “Tradicionalmente, temos um grupamento único, mas, em 2025, a Secretaria de Educação (SEEDF) participa com 520 alunos representando a COP 30. Além disso, o governo federal está organizando um grupamento temático, que terá 250 estudantes, 197 simbolizando as delegações internacionais, e outros 53 levando plantas típicas brasileiras”, explicou a subsecretária.
Segundo Iedês, os estudantes também darão visibilidade a programas federais voltados à educação. “Outro pelotão, com 25 alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) Urso Branco, do Núcleo Bandeirante, representará o Programa Pé-de-Meia, de incentivo financeiro e educacional à conclusão do ensino médio”, acrescentou a gestora.
Organização dos pelotões
Responsável pela coreografia do desfile escolar há 15 anos, o professor de educação física da Escola Técnica de Brasília, Paulo di Paula, coordenou o ensaio com os alunos. “A iniciativa reforça o protagonismo estudantil e a valorização da escola pública em momentos de celebração nacional”, destacou.
Ele também ressaltou a diversidade das instituições envolvidas, lembrando a participação de uma escola rural do DF. “A Escola Classe Sítio das Araucárias, de Sobradinho, atende sítios e assentamentos da região. É uma escola muito querida, e os alunos vão apresentar um trabalho bonito, homenageando a Amazônia e os trabalhadores das matas do Brasil”, contou.
Para a gestora da unidade, Tainne Torres, a experiência é transformadora para as crianças da zona rural. “Eles estão muito animados, pois nunca viveram algo parecido. Desde o ano passado, trabalhamos os símbolos nacionais e hinos. O desfile é a culminância desse trabalho pedagógico de valorização da cidadania”, afirmou.
José Souza, aluno do 5º ano da mesma escola, não esconde a ansiedade para o grande dia. “Eu nunca participei de nada parecido, é tudo muito diferente para a gente. Ensaiar o hino toda semana já era legal, mas agora poder desfilar, representando a nossa escola e o nosso país é uma alegria enorme”, contou.
O desfile oficial de 7 de Setembro deste domingo começa às 9h, na Esplanada dos Ministérios, com arquibancadas abertas gratuitamente ao público a partir das 6h30.
Confira a lista de escolas públicas e privadas que participam neste ano:
Rede pública
- CED 619 de Samambaia
- CED 02 do Riacho Fundo
- CEM 01 de Planaltina
- CEF 11 do Gama
- CEF 20 de Ceilândia
- CEM 01 do Paranoá
- CEMEIT de Taguatinga
- CEF 213 de Santa Maria
- EC Sítio das Araucárias de Sobradinho
- CEM Urso Branco do Núcleo Bandeirante
Rede privada
- Colégio Master de São Sebastião
*Com informações da Secretaria de Educação