Nesta quinta-feira (8), o 12º andar do Hospital de Base, gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), transformou-se em um espaço de conscientização e aprendizado. O Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH) promoveu um evento especial para celebrar o Dia Mundial da Higienização das Mãos, com uma programação descontraída e interativa voltada aos colaboradores da unidade. A ação integra a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), que este ano tem como lema: “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre!”
A iniciativa teve como objetivo principal reforçar a importância de uma prática simples, mas essencial na prevenção de infecções hospitalares: a correta higienização das mãos. Durante a abertura do evento, Julival Ribeiro, infectologista e chefe do NUCIH reforçou a importância da higienização correta das mãos. “É o pilar fundamental de qualquer estratégia de prevenção de infecções”.
O evento contou também com a participação do Superintendente do Hospital de Base, Guilherme Porfírio, que exaltou o trabalho que tem sido realizado pelo Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do HBDF. “Iniciativas como essa precisam ser valorizadas pois reforçam o cuidado de forma educativa e leve, envolvendo toda a equipe. Nosso compromisso é com a segurança do paciente, e ela começa com atitudes básicas, realizadas todos os dias por nossos profissionais”, reforçou.
A programação incluiu jogos, atividades educativas e momentos de interação, promovendo o aprendizado de forma leve e divertida. “Optamos por essa dinâmica mais descontraída justamente para tirar os profissionais da rotina e, de forma lúdica, reforçar a importância da higiene das mãos no dia a dia”, destacou Thais Catarina Nogueira, enfermeira do NUCIH e uma das responsáveis por aplicar as atividades junto aos colaboradores.
Ao participar, os colaboradores respondiam perguntas sobre a higienização das mãos, e concorreram a brindes como álcool em gel. Segundo Thais, a adesão dos profissionais foi bastante positiva. “Os colaboradores estão participando ativamente, muitos entram na brincadeira, ficam competitivos. Está sendo um dia muito especial para todos nós”, concluiu.
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)