Exposição Fotográfica Olhar d’Elas estreia no Complexo Cultural de Samambaia


De 23 de agosto a 26 de setembro, o Complexo Cultural de Samambaia recebe a Exposição Coletiva Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia. Com o tema ‘Mulheridades: tecnologias ancestrais’, o projeto apresenta ao público fotografias registradas por 20 mulheres moradoras do Distrito Federal.

A exposição também presta homenagem à Marisol Kadiegi, fotógrafa e documentarista angolana radicada em Brasília. A cerimônia de abertura será no dia 23 de agosto (sábado), às 19h. A entrada é franca e com acessibilidade em Libras. 

Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), a exposição Olhar d’Elas é o resultado de um chamamento público promovido pela Ocre Imagem, durante o mês de abril. O concurso recebeu mais de 200 propostas de fotógrafas amadoras e profissionais, selecionando 20 trabalhos registrados por mulheres oriundas de diferentes regiões do DF: Taguatinga, Asa Norte, Samambaia, Guará, Varjão, Águas Claras, Cruzeiro, Recanto das Emas, Gama, Guará, Riacho Fundo, Sobradinho e Santa Maria. Soma-se ao acervo, 10 fotografias históricas da homenageada Marisol Kadiegi. Todas as obras ganharam audiodescrição disponível ao público. 

Olhar d’Elas dá continuidade à trajetória da Ocre Imagem, coletiva brasiliense de mulheres e mães da fotografia e do audiovisual, fundada em 2023. Segundo a coidealizadora, Gabriela Pires, o projeto nasce como resposta aos desafios de gênero enfrentados no mercado criativo, especialmente para aliar maternidade e trabalho: “Nós sabemos que não é fácil se manter no mercado. Então criamos esse processo como uma forma de promover, reconhecer e valorizar os nossos trabalhos. O tema ‘Mulheridades: tecnologias ancestrais’ surge justamente para trazermos o olhar sobre as histórias e memórias que nos atravessam.”

As 20 fotografias contempladas formam um acervo inédito que registra as múltiplas formas de ser mulher e de se mover no mundo a partir de tecnologias ancestrais. Quem visitar a exposição, conhecerá as obras de: Alícia Pilar, Amanda Owls, Ana Luiza Meneses, Ana Poney, Beatriz Andrade, Bruna Braz, Cicera Morais, Daniela Pinheiro, Day Mesquita, Ingrid Rodrigues, Joanna Fernanda, Jessi Barros, Juliana Nonaka, Júlia Meireles, Lúcia Bastos, Marina Santos, Nayá Tawane, Pryscilla Kacilda, Renata Barbosa e Verô Gurgel. Soma-se ao acervo, 10 fotografias históricas da homenageada Marisol Kadiegi. Todas as obras ganharam audiodescrição disponível ao público.

“Olhar d’Elas reúne 21 fotógrafas que revelam memórias, existências e saberes transmitidos de geração em geração. Suas imagens atravessam tempo e territórios, iluminando a incrível arquitetura das mulheres que sustentam o mundo…. Tudo aqui nos faz refletir sobre as tecnologias ancestrais como um grande e sofisticado legado de sobrevivência e permanência. Resistir como tecnologia ancestral, brincar como tecnologia ancestral, cuidar como tecnologia ancestral”, afirma a fotógrafa Tatiana Reis, no texto curatorial da exposição.

Premiação e voto popular

Além de participarem da exposição coletiva no Complexo Cultural de Samambaia, as fotografias selecionadas vão concorrer a três premiações no valor de R$ 1.000 cada. Uma das premiações será reconhecida pela proponente do projeto, Gabriela Pires, e outra pelas curadoras Aya, Ramona Jucá e Thaís Mallon. O terceiro trabalho será escolhido por júri popular, entre os dias 28 de agosto e 21 de setembro, através de votação online nas redes sociais da Ocre Imagem.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 26 de setembro (sexta), durante o encerramento da exposição, que também contará com roda de conversa entre as curadoras, a fotógrafa homenageada e as 20 expositoras. Antes, no dia 13 de setembro (sábado), será realizada a Oficina de Introdução à Fotografia para Mulheres e Meninas, com facilitação de Beatriz Braga. As inscrições são gratuitas e iniciam no dia 25 de agosto.

PROGRAMAÇÃO GERAL

  • 23/8 – 19h: Cerimônia de Abertura com equipe e Marisol Kadiegi (homenageada) + visita mediada com Pamella Wyla 

  • 24/8 a 26/9: Visitação aberta à exposição

  • 13/9 – 14h às 18h: Oficina de Introdução à Fotografia para Mulheres e Meninas com Beatriz Braga

  • 26/9 – 19h: Premiação + Roda de Conversa 

 

SERVIÇO

Abertura: 23 de agosto de 2025, às 19h
Visitação: 23 de agosto a 26 de setembro de 2025 (segunda a sexta de 8h às 20h; sábado de 8h às 18h; e domingos de 8h às 12h)
Onde: Complexo Cultural de Samambaia
Nas redes: www.instagram.com/ocreimagem

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Pareia Comunicação



Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU