Depois de mais de dez anos sem ouvir o som dos carros em prova oficial, Brasília voltou a viver um dia de automobilismo neste sábado (29). O Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet recebeu público para a programação do Grande Prêmio BRB de Stock Car, com treinos, classificação e corrida sprint da BRB Stock Car Pro Series. O clima foi de reencontro: gente que conhecia a pista de outras décadas dividiu espaço com quem pisou ali pela primeira vez.
O empresário Rainer Ramalho é um dos que guardam lembranças da época em que o autódromo ainda tinha calendário regular. Para ele, o sábado marcou uma espécie de retorno a um velho conhecido. “A última vez que vim foi em 2008”, lembrou. “Agora estamos voltando aqui. Só alegria! Vamos assistir à corrida e ver se vai dar tudo certo. Demorou para abrir, estava precisando dessa reforma. Até que enfim vamos ter um lugar automotivo em Brasília de novo, que estava fazendo falta. Estamos felizes de o autódromo reabrir, agora vamos de evento automotivo aí, trazendo sempre a família toda”.
Ao lado de Rainer, seu filho Bernardo, de 11 anos, nunca tinha visto uma etapa da Stock Car de perto. Com brilho nos olhos, o menino mal podia esperar pelo início da corrida. “Estou muito ansioso, é a primeira vez que venho para cá e eu espero que seja uma boa corrida”, disse. “Eu quero muita emoção. Eu gosto muito desde pequeno dessas corridas. Sempre que tiver, vou puxar o pé do meu pai pra vir. Agora, eu dou nota 10 pro autódromo… 10 de 10”.
Para o analista técnico Augusto Fortunato, o sábado marcou a primeira experiência nas arquibancadas do circuito brasiliense. “Está sendo muito prazeroso vir com a família”, contou. “Sempre acompanhei o esporte pela televisão, é a primeira vez in loco. O espaço ficou muito tempo fechado e está de volta ao público, de forma gratuita, como foi hoje. É mais um espaço de cultura, muito importante. Tendo a oportunidade, eu volto mais vezes com a família. Estou satisfeito com essa volta do autódromo”.
O analista de sistemas Reinildo Paz também decidiu não assistir só pela televisão. Fã de automobilismo, sobretudo da Fórmula 1, ele escolheu justamente a etapa de reabertura do autódromo para ver a Stock Car pela primeira vez ao vivo: “Hoje foi a primeira vez que vim aqui ver a Stock Car. Sempre gostei de automobilismo e, quando vi a reestruturação, falei que tinha que vir. A vista, os carros, o barulho dos carros, tudo isso é muito brilhante ao vivo, é outra coisa. Deixo o recado para o pessoal vir mais vezes também. Espero que tenha mais vezes aqui em Brasília esse autoshow. A galera pode vir que é sensacional. Ficou marcado para a história, ainda mais por passar o dia com meu filho”.
Pole position
Na pista, o destaque do dia ficou com Nelson Piquet Jr., que garantiu a pole position do GP BRB logo no fim da sessão de classificação, superando Guilherme Salas e o líder do campeonato, Felipe Fraga. Correndo em casa, ele resumiu o que representa voltar a acelerar em Brasília: “Estou muito feliz, estar de volta aqui realmente é um sonho. Passou tanto tempo que eu achei que nunca mais ia acontecer essa reinauguração. Graças a Deus aconteceu”.
Nova fase
O fim de semana também marca a nova fase do Autódromo Internacional de Brasília. Depois de um longo período fechado, o espaço passa por uma reforma em etapas, bancada com investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF). A pista recebeu novo pavimento com tecnologia de gap graded, camada de 20 centímetros que melhora a aderência dos pneus, reduz deformações, aumenta a capacidade de drenagem e tem durabilidade estimada em 20 anos. A obra incluiu ainda terraplanagem, drenagem e itens de segurança, como áreas de escape, guard rails, caixas de brita e pneus ao redor do traçado.
As próximas etapas da intervenção preveem a conclusão de boxes, kartódromo, centro médico e um racing center com áreas de eventos, lojas e museu. Com o retorno da Stock Car ao calendário, a expectativa de quem foi ao autódromo neste sábado é que Brasília volte a ter programações frequentes ligadas ao automobilismo e ao uso cultural do espaço.
Programação para domingo (30)
⇔ 15h30 – Corrida principal do GP BRB
Como chegar ao Autódromo Internacional de Brasília
⇔ Linha exclusiva de ônibus entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Autódromo Internacional de Brasília: Embarque no Box 12 da Plataforma E
⇔ Horários de funcionamento: sábado das 7h30 às 20h; domingo, das 9h30 às 20h. No domingo, por conta do programa Vai de Graça, do GDF, o transporte é gratuito.









