Fepecs celebra 25 anos de compromisso com o ensino e a pesquisa

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) celebrou, nesta segunda-feira (26), seu aniversário de 25 anos. Fundada em 2001, a entidade de caráter científico-tecnológico, educacional, sem fins lucrativos e vinculada diretamente à Secretaria de Saúde (SES-DF), possui papel de relevância no ensino e na pesquisa do Distrito Federal. Mantenedora da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e da Escola de Saúde Pública do DF (ESP/DF), a instituição conta com um corpo técnico de excelência, que capacita profissionais de saúde e pessoas da comunidade, com oferta de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e ensino técnico por meio de suas escolas. 

Com um auditório lotado de servidores, gestores, docentes, discentes e convidados, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (FAB) foi responsável por tornar o ambiente acolhedor e agradável. Entoando músicas conhecidas, que fizeram a plateia se emocionar, também executaram o hino nacional, que deu o tom solene à celebração. Ex-diretores e outras autoridades, que reconhecem a importância da instituição, também participaram da comemoração, que aconteceu durante toda a manhã.

A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, em sua fala durante a mesa de abertura, ressaltou “o papel fundamental dos servidores na construção da história da instituição” e agradeceu “o empenho e dedicação de cada um”. A gestora pontuou a “evolução dos cursos de graduação, o investimento contínuo em pesquisa, a criação de novos cursos técnicos, ampliação das residências médicas e dos cursos de especialização, aumento no número de vagas nos cenários de ensino da SES, melhorias dos nossos espaços físicos e tantas outras conquistas para serem comemoradas”. Para ela, o sucesso da Fepecs se deve ao “trabalho conjunto, que é feito com muito amor”. A diretora finalizou agradecendo mais uma vez aos servidores e “ao trabalho em equipe, que realiza grandes coisas”.

Com um auditório lotado de servidores, gestores, docentes, discentes e convidados, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (FAB) foi responsável por tornar o ambiente acolhedor e agradável | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF 

O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, também evidenciou o trabalho realizado pela Fepecs e, segundo ele, como “defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e da capacitação e formação de profissionais” não podia deixar de comparecer a um evento que celebra “o passado e o futuro”. O gestor refletiu sobre como foi inovadora a criação da Fepecs há 25 anos e como a instituição “acompanha os avanços tecnológicos mundo afora, para uma educação diferenciada”. Juracy ressaltou “a coragem de Jofran Frejat”, que idealizou a Fundação e disse que “já naquela época ele pensou em uma instituição que fugia do tradicional”.

Representando a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, sua mãe, Maria Célia, agradeceu a presença de todos: “Vejo pulsar nos olhos de cada um de vocês o sentimento que os trouxe aqui, que é uma saúde pública de qualidade”. Em seguida, leu uma carta da vice-governadora, que não pôde comparecer, e agradeceu ao convite para “participar de um momento tão especial”.

As diretoras da ESP/DF e da Escs, Fernanda Monteiro e Viviane Peterle, também participaram da solenidade e falaram sobre a importância da Fundação, que mantém administrativa e financeiramente as escolas, viabilizando recursos e pessoal para seus projetos e realizações.

Homenagens

A comemoração também contou com diversas homenagens. As autoridades que compuseram a mesa de abertura foram homenageadas por seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a saúde pública do DF. Em seguida, houve duas homenagens in memorian: ao servidor Washington Pereira Gomes, que faleceu recentemente e trabalhava na Fepecs desde sua criação; e ao médico Jofran Frejat, que teve papel fundamental na idealização e articulação para criação da Fepecs. Ambas as homenagens foram recebidas por seus familiares.

O ponto alto da celebração foi o reconhecimento institucional aos servidores lotados na Fundação há 15 anos ininterruptos. O mais antigo, Demétrius Reis de Carvalho, recebeu das mãos da diretora-executiva um certificado, em nome de outros 27 servidores, que também tiveram seu trabalho enaltecido pela gestora.

Bolo de aniversário e exposição

A celebração foi finalizada com um coffee break, com direito a bolo de aniversário e parabéns. Os convidados também puderam apreciar uma exposição de fotos, montada em frente ao auditório, com imagens que contam a história de 25 anos da Fepecs, desde a construção até os dias atuais.

Foi um momento de confraternização e nostalgia, em que todos puderam se perceber como parte fundamental da memória da instituição, contribuindo com seu tempo, seu trabalho e sua presença. Para a diretora-executiva, Inocência Rocha, “essa festa é a prova de que estamos fazendo um bom trabalho e de que também entraremos para a história”.

*Com informação da Fepecs

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU