Fepecs inaugura Laboratório de Saúde Digital

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) inaugurou, nesta quinta-feira

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) inaugurou, nesta quinta-feira (8), o Laboratório de Saúde Digital. O espaço funciona como uma central de laboratórios voltada ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas à área da saúde.

Nesta quinta (8), a Fepecs inaugurou o Laboratório de Saúde Digital, voltado para o desenvolvimento de tecnologias | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A cerimônia contou com a presença do titular da Secretaria de Saúde (SES-DF), Juracy Cavalcante; da diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha; da diretora da Escola de Saúde Pública (ESP/DF), Fernanda Monteiro; além de representantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e da própria ESP/DF.

Durante o evento, Inocência Rocha celebrou a entrega do novo espaço à comunidade acadêmica da Fepecs e suas escolas: “É com satisfação que disponibilizamos esse ambiente, que será essencial para o aprimoramento das pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias, contribuindo para o avanço do conhecimento na área e para a melhoria da saúde pública do DF”.

O secretário de Saúde ressaltou a importância da tecnologia como aliada da gestão pública. “Quando se fala em saúde, é preciso falar também de digitalização. A implementação da tecnologia trará mais eficiência aos processos. A SES-DF tem trabalhado para ampliar essa estrutura, e muitos dos projetos que estamos planejando podem ser realizados em parceria com a Fepecs”, disse Juracy.

O novo laboratório abriga um Observatório de Saúde Coletiva e uma central de dados de pesquisa, equipada com sistemas para coleta, armazenamento e curadoria de informações. Segundo o coordenador de pesquisa e comunicação científica da ESP/DF, Sérgio Fernandes, o local também conta com estrutura para pesquisa qualitativa. “Temos agora um espaço para grupos focais, com sala em espelho, que dará suporte a esse tipo de estudo. Essa era uma lacuna que existia na Secretaria de Saúde”, explicou.

Fernandes acrescenta que o Laboratório de Saúde Digital também incorpora um núcleo de evidências e um núcleo de avaliação de tecnologias em saúde, com foco na produção de revisões sistemáticas para subsidiar decisões sobre a incorporação, modificação ou retirada de tecnologias do sistema de saúde.

*Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU