Você limpa a pia, guarda a louça e vai dormir. Quando acorda para tomar um copo de água, lá estão elas: uma fila interminável de pequenos pontinhos pretos marchando pelo balcão. As formigas são visitantes indesejados, mas frequentes, especialmente em épocas de temperaturas altas como o verão.
A boa notícia é que a natureza oferece repelentes eficazes. O segredo para afastar formigas da cozinha não é apenas matá-las, mas sim “quebrar” o rastro de feromônios (o cheiro químico) que elas deixam para guiar as companheiras.
Afaste as formigas da cozinha
O primeiro instinto de muita gente é aplicar inseticidas em spray. No entanto, a cozinha é o pior lugar da casa para usar venenos. Isso porque, o risco de contaminação de alimentos, louças e talheres é alto, além de ser perigoso para crianças e animais de estimação.
1. Solução de vinagre branco
O vinagre é o rei da limpeza doméstica e o maior inimigo das formigas. O cheiro forte e a acidez do produto confundem os sensores dos insetos e eliminam o rastro que guia a colônia até a sua comida.
Como usar: prepare uma mistura de partes iguais de água e vinagre de álcool branco em um borrifador. Após lavar a louça e limpar a pia, borrife essa solução em toda a bancada, no chão e principalmente nos cantos e frestas de azulejos. Deixe secar naturalmente. O cheiro do vinagre evapora para nós em poucos minutos, mas para as formigas, ele permanece como uma barreira.
2. Detergente para bloquear as entradas
Se você descobriu de onde elas estão saindo, o detergente é a melhor ferramenta de bloqueio imediato. Ele quebra a tensão superficial da proteção natural do corpo da formiga, desidratando-a, e também limpa o caminho químico.
Como usar: Faça uma mistura de água com bastante detergente. Use uma seringa ou um pano bem molhado para aplicar essa mistura diretamente nos buracos e frestas de onde elas surgem. Se houver uma trilha ativa, passar um pano com detergente puro vai acabar com a festa instantaneamente e impedir que outras sigam o mesmo caminho.
3. Cravo-da-índia e Canela: proteção do açúcar
O alvo número um das formigas costuma ser o açucareiro ou potes de biscoitos. Para proteger esses itens específicos, nada supera as especiarias. O óleo essencial presente no cravo e na canela é extremamente irritante para esses insetos.
Como usar: Coloque um sachê de tecido fino com alguns cravos-da-índia dentro do pote. Se não tiver sachê, pode colocar o cravo direto (ele altera apenas o cheiro do açúcar). Para armários e despensas, espalhe paus de canela ou cravos soltos nos cantos das prateleiras. Além de afastar formigas da cozinha, vai deixar um aroma agradável no ambiente.
4. Suco ou casca de Limão
Assim como o vinagre, a acidez do limão é um repelente natural potente. O d-limoneno, substância presente na casca das frutas cítricas, é tóxico para alguns tipos de formigas e repelente para quase todas.
Como usar: Identifique por onde elas entram e esprema sumo do limão nessas entradas ou esfregue a própria casca da fruta no local. O ambiente fica ácido e hostil para elas. Lembre-se apenas de ter cuidado com superfícies de mármore, pois o limão pode manchar pedras naturais se deixado por muito tempo.
Dica extra: pote da discórdia
Muitas vezes, a culpa da invasão é do pote de mel ou de geleia que ficou com a borda suja do lado de fora. Antes de guardar qualquer pote doce no armário, passe um pano úmido na rosca e na parte externa. Sem cheiro de comida exposta, não há motivo para as formigas aparecerem.
Mais dicas de cozinha
Como tirar mancha de pote plástico: truques fáceis
Por que o bolo sola? 5 erros que estragam sua receita









