GDF entrega obras e leva acesso a energia elétrica, água tratada e pavimentação para comunidade da Estrutural

O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu, nesta terça-feira (10), a urbanização da Quadra 2 do Setor Norte da Cidade Estrutural, o que assegura a cerca de 500 moradores acesso a água, energia elétrica e ruas pavimentadas. A obra incluiu ainda a implantação da galeria de águas pluviais, que conecta a drenagem da Cidade do Automóvel à rede geral do sistema — uma demanda aguardada há quase 30 anos por 362 empresas do setor.

Milhares de bloquetes garantiram a pavimentação de ruas da Quadra 2 do Setor Norte da Estrutural | Foto: Arquivo/Agência Brasília

O administrador regional Alceu de Mattos lembra que alguns trechos ficaram sem urbanização básica durante muito tempo. “Somente neste governo foi determinada a resolução desses problemas. Muitos empresários e moradores nem acreditavam mais em solução. Agora podem conferir os problemas resolvidos”, afirma.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foi responsável pela terraplanagem e pelo levantamento topográfico, rua por rua. Foram instaladas as redes elétrica, de água e esgoto, além de milhares de bloquetes para a pavimentação. O serviço garantiu o nivelamento adequado das vias e o escoamento correto da água da chuva. Na área de saneamento, a regularização da rede foi feita em parceria com a Companhia Ambiental de Saneamento do DF (Caesb), por meio do programa Água Legal, que viabilizou a implantação de água e esgoto na região.

A intervenção resulta de uma parceria entre diferentes órgãos do GDF. Os bloquetes foram produzidos por reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), em ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). Dez participantes atuaram na execução, após receberem capacitação para a produção e a instalação do material.

De acordo com a administração regional local, ainda há trechos da cidade, entre eles áreas da Chácara do Susano, que devem receber intervenções após o período chuvoso, com instalação de água, esgoto e iluminação. Já no Setor Oeste, onde nunca houve infraestrutura completa, a Caesb iniciou os procedimentos para implantar redes de abastecimento, esgotamento sanitário e drenagem, além de obras de calçamento.

Alceu de Mattos, administrador regional da Estrutural: “Muitos empresários e moradores nem acreditavam mais em solução. Agora podem conferir os problemas resolvidos” | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Galeria de águas pluviais

A intervenção na Cidade do Automóvel corrige um problema histórico: por cerca de 30 anos, a região não contava com a conexão adequada de drenagem, o que provocava alagamentos frequentes e prejuízos aos empresários locais. A obra complementa a rede existente e garante o escoamento correto das águas pluviais.

Antes da interligação, a água da chuva se acumulava nas vias e atingia estabelecimentos, especialmente concessionárias e revendedoras de veículos. Com a nova galeria, a expectativa é reduzir riscos de novos prejuízos e melhorar as condições de funcionamento da área.

A Cidade do Automóvel concentra cerca de 362 empresas, entre concessionárias, revendedoras e negócios ligados à construção civil, que passam a ser diretamente beneficiadas pela melhoria da drenagem e da infraestrutura local.

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU