Pesquisar
Close this search box.

GDF entrega órteses, coletes e meios auxiliares de locomoção a pacientes

Nesta sexta (20), o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de

Nesta sexta (20), o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), entregou equipamentos voltados a pessoas com deficiência física. Foram R$ 123 mil investidos na compra de 153 órteses e coletes torácicos, 180 bengalas canadenses, 42 bengalas T, 10 bengalas guia, 50 muletas e 57 andadores. São mais de 500 produtos que visam promover a acessibilidade, a reabilitação plena e a inclusão social dos pacientes beneficiados. A ação zerou a lista de espera do Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (Naopme), da Oficina Ortopédica de Brasília, responsável pela entrega.

Os pacientes encaminhados pela rede se inscrevem na lista, na qual cada necessidade é atendida individualmente, garantindo que o paciente saia com um dispositivo novo. “Nosso objetivo é facilitar o acesso, proporcionar mais autonomia e melhorar a qualidade de vida da parcela da população que não pode adquirir esses equipamentos por conta própria”, explica a chefe do Naopme, Monique Nascimento Oliveira.

Um exemplo concreto desse impacto é o caso de Alejandro Oliveira, de 16 anos, que recebeu uma órtese. Ele também participou de uma palestra que explicou o funcionamento do produto. “Tenho Peito de Pombo (Pectus carinatum) e sentia dor e falta de ar ao rir ou ao respirar. A tendência era que a condição se agravasse se não fosse tratada. Vou usar a órtese todos os dias para melhorar rapidamente”, garante.

Moradora do Riacho Fundo e mãe de Gabriel Oliveira, de 45 anos, Mariluce Clementina Oliveira levou o filho para tratar um afundamento da caixa torácica. No caso dele, a cirurgia chegou a ser indicada, mas a órtese apareceu como o melhor caminho.

Inovação

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU