GDF firma acordo para fortalecer políticas de qualidade de vida no trabalho durante encontro regional

A Secretaria de Economia (Seec-DF), por meio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) durante a Jornada Regional de Qualidade de Vida no Trabalho, realizada nessa quarta-feira (10), na Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A parceria inaugura um novo ciclo de fortalecimento institucional e posiciona o DF como referência nacional na promoção do bem-estar no serviço público.

“O acordo consolida a integração de conhecimentos, amplia práticas de QVT e fortalece ações de desenvolvimento dos servidores, além de expandir a agenda de qualidade de vida para toda a administração pública”, explica o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior. Segundo ele, a longa trajetória nacional da ABQV na promoção de saúde e inovação em gestão de pessoas trará ao GDF expertise estratégica para qualificar iniciativas já em andamento e apoiar novos projetos. “Para a gestão, o acordo representa a consolidação de uma política pública que coloca o servidor no centro das transformações institucionais”, completa.

A assinatura foi feita durante um evento que reuniu especialistas, gestores e servidores em torno de debates sobre saúde mental, transformações do trabalho e experiências exitosas em qualidade de vida no trabalho. Promovida pela Seec-DF, a programação encheu o auditório do espaço José Nilton Matos e contou com a parceria do Sindjus, Egov, CBMDF, CEB, Caesb e BRB.

A Sequali assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), nessa quarta (10); parceria posiciona o DF como referência nacional na promoção do bem-estar no serviço público | Foto: Divulgação/Seec-DF

Palestras

Ao longo do dia, palestrantes convidados abordaram desafios contemporâneos do mundo laboral e reforçaram a urgência de políticas que valorizem o bem-estar no setor público. A diretora da ABQV, Sâmia Simurro, abriu as discussões destacando competências essenciais para profissionais de QVT diante das mudanças tecnológicas. Na sequência, a diretora de Mercado e Expansão da ABQV, Ana Carolina Peuker, alertou para os riscos psicossociais e reforçou a responsabilidade das instituições na proteção da saúde mental.

Já a especialista em psicologia positiva Adriana Faria convidou o público a refletir sobre propósito e felicidade profissional, lembrando que muitos servidores “carregam desafios invisíveis”. Por fim, a servidora Marcia Duarte, da Seec-DF, apresentou avanços do programa de QVT do DF, defendendo que “cuidar do servidor é cuidar da entrega pública”.

Painéis com representantes do GDF e de corporações militares trouxeram experiências reais de implementação de QVT, mostrando resultados concretos em diferentes ambientes institucionais. O encerramento ficou por conta do idealizador da campanha Janeiro Branco, Leonardo Abrahão, que relembrou a trajetória do movimento e reforçou a importância de conversas honestas sobre saúde emocional.

*Com informações da Secretaria de Economia (Seec-DF)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU