Com o lançamento do City Tour Cívico, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa GDF Presente, intensificou nesta semana as ações de manutenção nos principais pontos turísticos de Brasília. O objetivo é valorizar os espaços públicos e proporcionar uma melhor experiência tanto para moradores quanto para turistas.
As primeiras intervenções ocorreram nas paradas ovais projetadas por Oscar Niemeyer, localizadas ao longo dos eixos rodoviários da cidade, que passaram por pintura. Também foram restauradas as entradas dos arcos do Parque da Cidade.
Na tradicional Praça do Cruzeiro, as equipes realizaram serviços como lavagem com caminhão pipa, repintura, frisagem e pintura de meios-fios, além da remoção de vegetação indesejada sobre o concreto.
De acordo com o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, a iniciativa é fundamental para manter viva a história e a identidade da capital. “Cuidar desses espaços é valorizar nosso patrimônio. Queremos garantir uma experiência de qualidade para os usuários do City Tour e para todos que visitam ou vivem em Brasília”, afirma.
Além da valorização do patrimônio, as ações também buscam prevenir danos causados por vandalismo. “Infelizmente, esses monumentos são alvos constantes de pichações e depredações. Nosso planejamento é percorrer diversos pontos turísticos, deixando-os prontos para receber visitantes da melhor forma possível”, explica o coordenador do GDF Presente Polo Central 3, Alexandro Cesar.
O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, também ressalta a importância do cuidado com os espaços públicos. “Estamos realizando melhorias para apresentar uma Brasília que esteja à altura de sua importância, tanto para moradores quanto para quem nos visita”.
O programa reúne esforços de diferentes órgãos do governo, como o GDF Presente Polo Central 3, a Administração Regional do Plano Piloto, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Zelo para todos
Moradores também percebem e aprovam as melhorias. A enfermeira Suzanna Gomes, 29 anos, que costuma circular pelo centro da cidade, elogia o trabalho. “Essa atenção é fundamental, tanto para quem mora aqui quanto para os turistas. O cuidado deve ser compartilhado entre o poder público e a população”, defende a moradora do Recanto das Emas.
Para o administrador regional do Plano Piloto, Bruno Olímpio, a preservação de locais como a Praça do Cruzeiro vai além da estética: trata-se de manter viva a memória da cidade. “Precisamos garantir que esses espaços estejam limpos e bem cuidados, não só para os turistas, mas também para os brasilienses, que utilizam esses locais para lazer e celebrações. A revitalização da praça integra a fase ampliada do mutirão de zeladoria, prorrogado até o fim de maio”, conclui.