O governador Ibaneis Rocha participou, nesta quarta-feira (1º/10), da inauguração do novo Centro de Distribuição da Amazon no Distrito Federal, unidade que reforça a posição da capital como polo estratégico de logística no país e amplia as oportunidades para pequenos e médios empreendedores do comércio de eletrônicos.
O centro XBS1, localizado em Santa Maria, ocupa 67 mil m² e tem capacidade para processar até 135 mil pacotes por dia, acelerando os prazos de entrega e ampliando a eficiência logística da região. A nova instalação se soma a outro centro já existente e às três estações de entrega operadas pela empresa norte-americana no DF, resultado de investimentos de R$ 460,7 milhões na última década.
“Só neste centro de distribuição serão 1.400 empregos diretos, um momento de grande satisfação para todos nós. A capital cumpre o papel de integrar o Brasil, na mesma linha de Juscelino Kubitschek, que trouxe para Brasília o centro do país. Com esta nova operação, as empresas do Distrito Federal poderão colocar seus produtos aqui e vender para o Brasil e para o mundo”, destacou Ibaneis Rocha, durante a inauguração do espaço.
Referência para o país
A visita também destacou a estratégia deste GDF de consolidar Brasília como centro logístico nacional, aproveitando localização estratégica, infraestrutura aeroportuária — sendo a única no país com duas pistas em operação simultânea —, malha rodoviária integrada ao Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mão de obra capacitada e incentivos fiscais.
Para Thales Mendes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), o novo centro reforça a integração com os empresários da cidade. “Eles poderão colocar seus produtos neste armazém e distribuí-los para o Brasil inteiro, utilizando uma plataforma de marketplace de relevância nacional e internacional. Brasília tem vocação logística por estar no centro do país, o que facilita a distribuição e fortalece a competitividade das nossas empresas”, afirmou.
O diretor de Operações da Amazon Brasil, Ricardo Pagani, ressaltou a importância da expansão dos negócios na capital. “O Distrito Federal é estratégico para a Amazon. Começamos em 2017 com uma operação pequena, mas a demanda cresceu tanto que este novo centro, quase seis vezes maior, se tornou necessário. Ele vai ampliar a conveniência para os clientes — que em breve poderão receber produtos até em poucas horas — e abrir oportunidades para pequenos e médios negócios locais venderem com o selo Prime, aumentando competitividade e alcance”, destacou.
Para Fernando Alves, diretor de operações da empresa de logística Ceva, a participação no novo centro é estratégica para o crescimento do Distrito Federal. “Temos capilaridade em transporte aéreo, marítimo e terrestre, o que nos permite apoiar tanto grandes empresas quanto negócios em expansão. Essa estrutura nos dá força para contribuir com o desenvolvimento logístico da região e fortalecer o ecossistema empresarial local.”
Em visita anterior à Amazon, em 2022, o governador já havia ressaltado a importância do DF para operadores logísticos e elogiado o nível de tecnologia e organização da empresa. Com essa nova operação, a expectativa é agilizar a entrega de produtos, valorizar a produção local, gerar empregos e fortalecer a economia regional.