HCB alerta para agilidade nos cuidados com a febre em crianças com câncer

O tratamento oncológico, crucial para o sucesso no combate ao câncer, faz com que as crianças fiquem imunossuprimidas. Por isso, casos de infecções precisam ser tratados com agilidade: quando a criança apresenta febre, o atendimento hospitalar deve ser iniciado em até uma hora. Para conscientizar pais e responsáveis sobre essa necessidade, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou a campanha Hora Dourada, com atividades lúdicas e orientações.

Campanha Hora Dourada conscientiza pais e responsáveis sobre essa necessidade de tratar com agilidade infecções em crianças com câncer | Foto: Maria Clara Oliveira/HCB

Durante as ações da campanha, foram distribuídos termômetros e calendários para o registro da temperatura, garantindo o monitoramento correto dos pacientes. As crianças também receberam orientações por meio de um teatro: na peça, escrita e encenada por profissionais do HCB, um menino buscava atendimento logo no início da febre, o que garantia o tratamento adequado e o retorno a atividades como brincar com o cachorro e jogar futebol.

Shalma Araújo é mãe de Manuela Araújo, de 8 anos, e reconhece a relevância da campanha. Ela conta que a filha teve poucas infecções ao longo do tratamento, mas que sempre seguiu as orientações da equipe para manter a saúde da menina. “Todas as vezes que eu senti que ela estava febril ou que ia dar febre, já trouxe correndo para o hospital, porque podia ser uma pneumonia silenciosa ou um agravamento posterior”, explica.

A equipe do HCB também visitou a Casa de Apoio da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) para levar o teatro e as orientações às famílias assistidas. Rayana Ursulino, mãe de Richard Ursulino, de 4 anos, foi uma das participantes da atividade. Por já saber da importância da Hora Dourada, sempre que encontra outra família que acabou de receber o diagnóstico de câncer, ela alerta sobre os cuidados com a febre. “A gente sempre se ajuda. Quando sei que outra criança está mais quentinha, já falo para a mãe levar logo para o hospital, não ficar esperando.”

O Hospital da Criança de Brasília realiza a campanha Hora Dourada anualmente, como reforço aos alertas feitos durante as consultas. O protocolo de neutropenia febril do HCB, que orienta a equipe da onco-hematologia no tratamento de crianças que apresentam febre, também é mantido atualizado para garantir que toda a estrutura do hospital assegure o início do atendimento na primeira hora. Como o HCB não dispõe de serviço de emergência, esses pacientes contam com o “cartão vermelho”, metodologia de sinalização de condições de risco e controle de acesso à assistência especializada em saúde, que permite o atendimento em qualquer dia ou horário. Ao perceber febre em casa, a criança em uso de quimioterapia deve comparecer ao HCB com o cartão vermelho para dar início ao protocolo.

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília (HCB)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU