Os resultados de 2025 do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) reforçam o foco na qualidade e segurança do paciente, no investimento em pesquisas científicas, e na formação e capacitação de profissionais de saúde. De janeiro a novembro de 2025, foram realizados mais de 560 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 4 mil cirurgias, entre elas, mais de 1.200 neurocirurgias.
Em 2025, o HCB recebeu a Avaliação de Alta Conformidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas práticas de segurança do paciente, com menção honrosa aos serviços de diálise e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O reconhecimento é reflexo da robusta cultura de qualidade, referendada, também, pela manutenção do selo Acreditado com Excelência — ONA 3.
As instalações foram modernizadas, incluindo a reforma dos consultórios odontológicos e a inauguração da nova sala de oftalmologia pediátrica. O conforto dos pacientes e acompanhantes foi priorizado com a atualização completa do enxoval e a disponibilização de poltronas eletromecânicas para o setor de terapia renal substitutiva. Outro avanço foi a inauguração da maior usina fotovoltaica instalada em prédio público do DF, que garante a geração de até 85% da demanda de energia elétrica do hospital, proporcionando economia e sustentabilidade.
O ano ainda foi marcado por um impulso inédito em ciência e tecnologia com a primeira aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) da terapia gênica de alto custo para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME). A unidade de saúde também recebeu habilitação em terapia gênica pelo Ministério da Saúde.
Iniciativas como a utilização de impressora 3D na criação de brinquedos terapêuticos, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e a realização de novas edições do HCB Ciência com discussões sobre inteligência artificial e Sequenciamento de Nova Geração (NGS) demonstram a cultura de inovação.
Com 14 anos de atuação, a transparência e o compromisso com a melhoria contínua dos processos resultam na excelência da assistência aos pacientes com condições crônicas, raras e complexas no âmbito da Secretaria de Saúde do DF.
*Com informações do HCB








