De 27 de setembro a 2 de outubro, o Complexo Cultural Samambaia recebe o II Festival de Teatro Verônica Moreno, que chega para celebrar a arte cênica e ampliar o acesso à cultura na região. Com seis dias de programação, o evento reúne dez espetáculos teatrais, atividades formativas e ações de acessibilidade, voltadas a diferentes públicos de todas as idades. A entrada é gratuita.
A curadoria selecionou, por meio de chamada pública, nove espetáculos, contemplando três grupos nacionais, um universitário e cinco locais, além de uma apresentação especial. Todas as sessões contam com acessibilidade em Libras. “Ficamos muito felizes com a quantidade e qualidade dos espetáculos que se inscreveram no edital, ao todo, foram mais de 90 espetáculos inscritos. Para essa edição a curadoria selecionou espetáculos que tenham temáticas como protagonismo feminino e a diversidade cultural brasileira”, explica Alan Mariano, produtor e diretor do Imaginário Cultural.
Entre a programação está o Prêmio Verônica Moreno, que homenageia mulheres de destaque do Distrito Federal na linguagem teatral. Nesta edição, o projeto entregará o troféu à artista Áurea Liz, acompanhada da exibição do curta “Verônica Moreno e o Teatro da Transformação” e da abertura da exposição “Salão de Palhaçaria Feminina+”, compondo a noite inaugural do festival.
Além disso, o público poderá participar de oficina formativa, roda de conversa com artistas, exposição artística e da Sessão Azul, adaptada para estudantes da rede pública com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência. “Um dos principais objetivos do Festival, é promover o teatro em Samambaia, valorizando os grupos locais e promovendo encontros e intercâmbios com grupos de outras localidades, além de formar plateia. O público terá acesso a uma programação de qualidade e muito diversa, com ações formativas e espetáculos para todos os públicos”, completa Alan.
Mais do que um evento cultural, o II Festival de Teatro Verônica Moreno busca fortalecer a ocupação do Complexo Cultural Samambaia, valorizar artistas locais e proporcionar experiências transformadoras. A iniciativa dialoga com o Programa Cultura Educa e o Currículo em Movimento da Educação do DF, reforçando a arte como ferramenta pedagógica e social.
Sobre a atriz Verônica Moreno
Verônica Moreno foi uma atriz e arte-educadora que deixou sua grande marca na cena teatral do Distrito Federal. Apaixonada pela arte como ferramenta de transformação social, dedicou-se a projetos que aproximavam o teatro das comunidades, promovendo o acesso de crianças, jovens e adultos ao universo cênico. Ao longo de sua trajetória, integrou grupos, participou de montagens marcantes e foi reconhecida pelo engajamento em causas culturais e sociais. Sua memória inspira novas gerações e segue presente em iniciativas que valorizam a potência do teatro como espaço de resistência, aprendizado e afeto.
A segunda maior Via Sacra do DF ,a Paixão do Cristo Negro, que chegou a mobilizar cerca de 60 mil pessoas, utiliza o teatro político de arena para contar uma história religiosa de maneira crítica e ácida, sempre questionando conflitos históricos com os reais conflitos da população da cidade. Uma das pessoas que esteve à frente de todo esse processo, que deu à luz, a vida e o tom não só para a Paixão do Cristo Negro, mas também fez nascer a arte de fazer teatro em Samambaia, foi a atriz e artista multifacetada, Verônica Moreno, que atuou por mais de 30 anos e que deixou seu legado para a cidade.
Merecidamente o Complexo Cultural Samambaia abriga um espaço com o seu nome, o Cineteatro Verônica Moreno. Realizar mais uma edição do Festival de Teatro Verônica Moreno é dar continuidade na consolidação da cidade como polo gerador e irradiador do fazer teatral, abrindo a possibilidade de ampliar o eixo de ação e reconhecimento dessa arte como parte da realização periférica, além de celebrar uma figura importante para o teatro na cidade, bem como ocupar e movimentar o espaço cultural que leva seu nome.
Serviço
II Festival de Teatro Verônica Moreno
Data: de 27 de setembro a 2 de outubro
Local: Complexo Cultural Samambaia
Entrada gratuita
Verificar horários e classificação indicativa na programação
Redes Sociais: @imaginarioculturaloficial
Fonte: Assessoria de Imprensa – Trapézio Comunicação
Créditos Rosane Benazi