Iniciada a primeira fase das obras do Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE)

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu início, nesta segunda-feira (22), à primeira etapa das obras de construção do Hospital do Recanto das Emas (HRE). No início do mês de dezembro, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) liberou a execução da obra, com todos os projetos aprovados — fundação e estrutura.

Com a autorização, a empresa contratada começou a execução dos trabalhos, começando pelas estacas, que é a parte principal da fundação. Neste momento, o canteiro de obras já começa a ser estruturado, com a instalação dos espaços para abrigar os funcionários. A obra passa, então, a tomar forma efetivamente. Em seguida, serão executados os blocos.

A partir de amanhã, o canteiro estará em plena movimentação, com duas máquinas operando simultaneamente. O diretor de Planejamento e Projetos na Novacap, Carlos Spies, comentou que o canteiro de obras já está em plena atividade e, ao longo do primeiro semestre, serão executadas as etapas estruturais que darão forma ao empreendimento.

“A obra seguirá com cronograma contínuo até a conclusão das próximas fases. Ao longo do primeiro semestre, serão executadas as etapas de fundação, incluindo blocos e baldrames, dando início à subida dos prédios com os pilares, a etapa de alvenaria e fechamento dos prédios”, disse.

A partir desta terça (23), o canteiro estará em plena movimentação, com duas máquinas operando simultaneamente | Foto: Divulgação/Novacap

O hospital

Com investimento de mais de R$ 133 milhões, O HRE terá 100 leitos, distribuídos entre clínica médica (60), clínica pediátrica (30) e UTI pediátrica (dez). A estrutura vai incluir seis consultórios, sendo dois no ambulatório geral e quatro na emergência pediátrica, além de um centro cirúrgico com duas salas de cirurgia.

Na área de diagnóstico por imagem, o hospital terá duas salas de raio-X, uma sala de tomografia e quatro salas de ultrassonografia. Diversas áreas técnicas e de apoio compõem a estrutura, como farmácia central e satélites, nutrição e dietética, laboratório de patologia clínica, lavanderia, CME (Central de Material Esterilizado), almoxarifado e unidade de ensino e pesquisa.

Além da ampliação da rede pública, o hospital também se destaca pelo compromisso com a inovação, desenvolvido com o uso da tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), o que otimiza tempo, recursos e permite mais precisão no planejamento. Também busca certificação ambiental LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), incorporando soluções sustentáveis como eficiência energética e gestão responsável dos recursos, promovendo mais sustentabilidade ambiental da obra.

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU