Os multiartistas, arte-educadores e fundadores da Estupenda Trupe – Alana Ferrigno, Beta Rangel, Carlos Valença e Tiago Venusto (diretor da Cia.) – estão soprando a velinha dos 20 anos. O projeto de manutenção da “Estupenda Trupe 20 anos” que conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF e é realizado pelo Instituto Estupenda Produção Cultural realizou a exposição “Estupenda Trupe: 20 anos em Cena” com painéis, cartazes, registros e curiosidades sobre o grupo.
Ainda, o minidocumentário “Nascidos da rua, criados para o palco”, sobre a Estupenda. O filme dirigido por Venusto – diretor da Cia. – conta a história, bastidores e impacto cultural da Trupe. O grupo também estreia o Dicionário sobre o Teatro do Oprimido, com dicas e aulas sobre a eterna técnica de Augusto Boal (1931-2009). As ações podem ser conferidas no site: https://www.estupenda.net/. Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @estupendatrupe.
E o Instituto Estupenda Trupe realizou ainda um megaevento na capital federal onde, além da exposição e da exibição do filme, trocou com grupos de teatro que também fazem história no Distrito Federal.
“É uma honra celebrar duas décadas de história, arte e resistência do Grupo Teatral Estupenda Trupe. Para nós, esses 20 anos, nos presentearam com o teatro como uma jornada de resistência, resiliência e encontros. Entendemos que, para nós, teatro é estar a serviço. E é no diálogo direto com o público que nosso trabalho encontra seus sentidos. Resistir por duas décadas tem sido um exercício de resiliência frente aos desafios artístico de uma companhia independente fora do eixo Rio-São Paulo. E chegamos até aqui! Este momento é de partilha de uma história de sucesso do Instituto Estupenda Produção Cultural”, celebra o diretor da Estupenda Trupe, Venusto.
Sobre a Estupenda Trupe de Brasília –
Com 20 anos de trajetória como artistas e arte-educadores, Alana Ferrigno, Beta Rangel, Carlos Valença e Tiago Venusto (diretor da Cia.) sempre acreditaram que “todo ser humano é capaz de apreciar, discutir e produzir uma obra de arte”.
Os quatro membros são Bacharéis em Artes Cênicas, com diversas especializações e cursos de Pós-Graduação em Educação. A pesquisa do grupo em seus trabalhos artísticos tem a missão em trazer à tona temáticas que promovam reflexão a respeito de preconceitos, diversidade e perspectivas sociais a fim de ser ponto de mudança contribuindo para uma comunidade com mais equidade. Os integrantes têm certificação como multiplicadores do Teatro do Oprimido pelo CTO (Centro de Teatro do Oprimido-RJ).
O grupo já se apresentou por várias cidades/estados como Bahia, Acre, Amazonas, Goiás, Distrito Federal e passou por renomados festivais de teatro. Destacam-se o Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea, Festival do Teatro Brasileiro, Festival Palco Giratório, Festival Dulcina. Foram ainda premiados no Festival de Cenas Curtas de Manaus e festival Sesc Esquete Show. A Estupenda trupe contempla em seus projetos, crianças, adolescentes e adultos, com oficinas, projetos socioculturais continuados e espetáculos teatrais. Realizou ainda o primeiro Festival LGBTQIAPN+ em 2025, evento único que reuniu artistas da sigla em um ato de união e amor.
Serviço
Confira ações no site: https://www.estupenda.net/.
Gratuito
Livre para todos os públicos
Mais informações no Instagram: @estupendatrupe
Fonte: Clara Camarano