Profissionais que convivem diariamente com vítimas de acidentes de trânsito dentro das unidades de saúde do Distrito Federal participaram, nesta quinta-feira (14), de uma ação do Maio Amarelo promovida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). A iniciativa levou orientações educativas e momentos de conscientização sobre prudência, responsabilidade e preservação da vida no trânsito.
“Como profissionais comprometidos com a preservação da vida, precisamos reforçar diariamente a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito”
Uyara Rodrigues, gerente de Saúde e Segurança no Trabalho do IgesDF
A programação ocorreu no PO700, sede administrativa do instituto, e também no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), unidades administradas pelo IgesDF.
Organizada pela Gerência de Saúde e Segurança no Trabalho (Gesst), a ação contou com apresentações lúdicas conduzidas pela equipe do Detran-DF, abordando comportamentos seguros para motoristas, motociclistas, pedestres e usuários do transporte público.
Prevenção
“Nós sabemos que os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de atendimentos de urgência, internações e processos de reabilitação”, enfatizou a coordenadora de Corregedoria e Controladoria Interna do IgesDF, Vanessa Tchelzoff. “São vidas interrompidas, famílias impactadas e histórias que mudam completamente em poucos segundos.”
Ela também chamou atenção para um dos principais fatores de distração da atualidade: o uso do celular ao volante: “As consequências podem ser tão graves quanto as causadas pela embriaguez. Por isso, ações como essa são tão importantes para provocar conscientização e mudança de atitude”.
Por sua vez, Emanuela Dourado, diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa do IgesDF, pontuou que manter a população informada sobre direitos e deveres no trânsito também contribui para a proteção coletiva: “Hoje em dia possuímos uma série de deveres e direitos vinculados ao trânsito, e é importante que todos estejamos com esses conhecimentos atualizados para nossa segurança e para a dos outros”.
*Com informações do IgesDF









