Pesquisar
Close this search box.

Mais de 3 mil motoristas foram autuados por transporte pirata em 2023

O transporte pirata coloca em risco a vida de centenas de pessoas todos os

O transporte pirata coloca em risco a vida de centenas de pessoas todos os dias no Distrito Federal. São passageiros que, diante da promessa de um deslocamento mais rápido e barato, embarcam em carros, vans e ônibus sem conhecer a procedência dos veículos ou ainda sem saber se os motoristas sequer são habilitados.

De janeiro a setembro deste ano, o Departamento de Trânsito (Detran-DF), a Polícia Militar (PMDF) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) autuaram 3.069 pessoas pela prática irregular de transporte remunerado de passageiros. O número supera em 106% o registrado no mesmo período de 2022, quando 1.488 motoristas foram flagrados cometendo a infração.

“Nossos agentes fiscalizam o trânsito diariamente, visando coibir todos os tipos de infração, inclusive a de transporte irregular de passageiros”, afirma a assessora técnica da Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Monique Casado. “Também temos operações específicas, integradas com a PMDF, que são realizadas semanalmente, geralmente nas proximidades das rodoviárias.”

O trabalho desenvolvido pelo Detran-DF é baseado no monitoramento e na abordagem de motoristas que apresentam comportamento suspeito. “Os agentes, junto à ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] e à PRF [Polícia Rodoviária Federal], realizam cursos de aperfeiçoamento para um combate mais eficiente à prática dessa infração”, conta Monique.

As equipes do Detran-DF aproveitam o momento da abordagem para fazer um trabalho de conscientização. Os passageiros são alertados para os perigos de não conhecer a procedência do condutor, se ele é habilitado ou se fez o curso para o transporte remunerado.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU