Mais de 80 órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) participaram, na sexta-feira (6), da 9ª Reunião Técnica sobre Gestão de Riscos e Programas de Integridade, promovida pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O encontro ocorreu no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e reuniu mais de 130 representantes de diversas unidades do DF.
A reunião teve como objetivo apresentar resultados das ações realizadas em 2025, além de compartilhar diagnósticos, diretrizes e perspectivas para 2026, fortalecendo o diálogo entre a CGDF e os órgãos do GDF sobre prevenção, integridade e melhoria da gestão pública.
Para o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, o evento reforça o papel orientador da auditoria interna. “É um momento em que nossa área técnica se une às equipes dos órgãos que possuem a missão de supervisionar e apoiar a gestão de riscos e os programas de integridade, buscando maior efetividade na aplicação dessas ferramentas. Nossa equipe tem trabalhado no desenvolvimento de soluções para ampliar o uso de instrumentos importantes para a governança pública”, destacou.
Durante o encontro, também foram apresentados dados atualizados sobre o estágio da gestão de riscos e dos programas de integridade no âmbito do GDF.
A subcontroladora de Controle Interno da CGDF, Graziella Brunale, ressaltou a importância do trabalho contínuo da Controladoria. “A CGDF vem apoiando os órgãos há quase uma década, sempre aperfeiçoando sua metodologia e contribuindo para que a gestão pública tenha, a sua disposição, ferramentas capazes de desenvolver políticas públicas com efetividade e ética”, afirmou.
Avaliação dos trabalhos de consultoria
Somente em 2025, a CGDF realizou 38 consultorias voltadas à implantação, ampliação e revisão da gestão de riscos e 18 consultorias relacionadas à implantação e revisão de programas de integridade, totalizando 56 ações prestadas.
De acordo com a avaliação das próprias unidades atendidas, 83,3% dos trabalhos foram classificados como excelentes e 16,7% como bons, resultado que evidencia a contribuição das consultorias para o aprimoramento da gestão nos órgãos públicos do DF.
Melhorias percebidas em 2025
Outro ponto de destaque da reunião foi a apresentação das melhorias percebidas pelos órgãos após o apoio técnico da CGDF. Os resultados de 2025 indicaram avanços significativos na maturidade da gestão de riscos e dos programas de integridade.
Entre as principais melhorias apontadas, durante o processo de autoavaliação, estão o maior entendimento dos objetivos institucionais, o fortalecimento da capacidade organizacional para alcançá-los e a maior qualidade das informações utilizadas na tomada de decisão.
No caso dos programas de integridade, os órgãos destacaram o fortalecimento dos controles internos e o aprimoramento dos mecanismos de governança, com impactos positivos na transparência, na definição de responsabilidades e na comunicação entre as áreas.
Ao final, a reunião também apresentou diretrizes estratégicas para 2026, como o fortalecimento das atividades de acompanhamento, a ampliação das capacitações, o apoio às áreas responsáveis pela segunda linha de defesa e a maior padronização no registro e no relato das ações de gestão de riscos e integridade.
A chefe de Divisão de Auditoria, Correição e Controle de Riscos do Iprev, Rosemary Dantas, destacou a importância da reunião: “Participar desta reunião foi extremamente produtiva e nos trouxe muitas ideias. Foi tudo anotado para compartilhar e aplicar esse conhecimento em nosso órgão e subcomitê. Só temos a agradecer o trabalho da Controladoria-Geral do DF, que estão sempre apoiando para melhorar a cultura da gestão de riscos e a melhoria da gestão pública no Distrito Federal”.
*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)







