Maqueiros do Hospital Regional de Santa Maria passam por capacitação

Os maqueiros do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) se reuniram, nesta terça-feira (2), para o encerramento de uma série...

Os maqueiros do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) se reuniram, nesta terça-feira (2), para o encerramento de uma série de treinamentos promovidos pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). As capacitações aprimoraram técnicas, reforçaram a humanização do atendimento e valorizaram o papel fundamental desses profissionais.

Os treinamentos foram conduzidos pela enfermeira Cristiane Nepomuceno, do Núcleo de Mobilidade (Numob). Ela destaca a importância do projeto e o impacto direto na rotina da equipe. “O papel do maqueiro impacta diretamente o funcionamento da unidade, e é importante que eles tenham essa consciência”, afirma.

Foram abordados temas como ética profissional, paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual (EPIs), higienização correta das mãos, uso de adornos e protocolos diante de intercorrências | Foto: Divulgação IgesDF

As capacitações combinaram conteúdos técnicos e de conduta. Foram abordados temas como ética profissional, paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual (EPIs), higienização correta das mãos, uso de adornos e protocolos diante de intercorrências. Além de elevar a segurança do atendimento, os encontros buscam fortalecer a cultura de humanização no hospital.

Para a chefe do Numob, Márcia Darlene Lemos, o trabalho dos maqueiros vai muito além do transporte hospitalar. “Com responsabilidade e sensibilidade, esses profissionais garantem segurança e conforto em cada deslocamento. O reflexo dos treinamentos é percebido diretamente na qualidade do serviço e na experiência de cada paciente”, destaca.

A avaliação dos participantes também foi positiva. O maqueiro Augusto Marcondes conta que conhecimentos simples fizeram grande diferença em sua prática diária. “Eu, por exemplo, não sabia exatamente a diferença do uso de máscaras para gotículas e para aerossóis. Esse esclarecimento traz mais confiança, porque agora sabemos aplicar corretamente cada medida de proteção”, conclui.

*Com informações do IgesDF

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU