Pesquisar
Close this search box.

Mascote Segurito alerta para cuidados no trânsito durante as chuvas

Presente nas principais cidades do DF, o mascote Segurito traz a campanha do Detran



Presente nas principais cidades do DF, o mascote Segurito traz a campanha do Detran para este período de chuvas. A ideia é reforçar os cuidados com a chuva com avisos breves para o condutor que passa pela via.

Detran promove ações educativas com o mascote Segurito para conscientizar motoristas contra riscos de acidentes no período de chuvas | Foto: Divulgação/Detran-DF

Nos pontos com os avisos, feitos com material de PVC, também há blitze educativas com entrega de materiais com orientações. De acordo com a gerente de Ação Educativa de Trânsito do Detran, Magda de Melo Brandão, a campanha é importante para deixar o condutor mais consciente dos riscos de dirigir na chuva, como a aquaplanagem, que pode ser causada pela pista molhada.

A sinalização está distribuída na Esplanada, Ceilândia, Taguatinga, Parque da Cidade, Samambaia, Guará, Candangolândia, Águas Claras e outras localidades, totalizando 11 pontos de campanha.

Cuidados no trânsito

Na campanha do Detran-DF, o mascote Segurito alerta para a necessidade de verificar itens importantes para a segurança na direção, como os freios e o limpador de para-brisa, e checar o estado dos pneus

Os motoristas que trafegam em carros e motos devem redobrar a atenção no trânsito por causa das condições adversas de tempo que elevam o risco de acidentes, como o asfalto molhado, excesso de velocidade e baixa visibilidade.

Entre os principais pontos abordados na campanha com o Segurito, está o cuidado com o veículo, verificando itens importantes de segurança como o limpador de para-brisa, as luzes de iluminação, faróis de neblina, luz de posição e setas.

Também é importante checar o estado dos pneus. No fundo dos sulcos tem o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem. Se o pneu já encostou neles, está na hora de trocá-lo. Isso evita a aquaplanagem, que ocorre quando o carro não está em contato direto com o asfalto e prejudica a frenagem, fazendo o condutor perder o controle do veículo. Outro ponto importante é verificar os freios de forma regular.

Em relação ao condutor, é importante manter a distância de segurança do veículo da frente e andar na velocidade compatível com o tráfego daquele momento, além de não parar o carro próximo de postes ou árvores.

Em lugares de pouca visibilidade, chuva intensa ou neblina, parar, se possível, em um lugar com segurança e ligar o pisca alerta e as luzes de seta. É essencial evitar freadas e mudanças bruscas.

Programação

As ações programadas pelo Detran serão executadas ao longo dessa semana. Na quarta-feira (17), das 10h às 11h30, haverá uma blitz educativa na Avenida Central do Núcleo Bandeirante, próximo ao BRB. Já na quinta-feira (18), das 10h às 11h30, uma ação educativa será realizada no Posto BR (San Remo), na Avenida das Araucárias, lote 1395, em Águas Claras.

E as ações não param no fim de semana. No sábado (20), a ação Férias em Trânsito ocorre no Shopping Venâncio, localizado na Asa Sul, das 14h às 16h; enquanto no domingo (21) será a vez da Vila Cauhy receber uma ação educativa, junto com a Administração do Núcleo Bandeirante, que ocorrerá das 9h às 14h na Avenida Principal.

15/01/2024 - Mascote Segurito alerta para cuidados no trânsito durante as chuvas

The post Mascote Segurito alerta para cuidados no trânsito durante as chuvas appeared first on Agência Brasília.



Source link

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.