MID 2025 abre maratona de coreografias no CCBB e celebra as danças urbanas e periféricas

De 2 a 19 de outubro, Brasília recebe a 15ª edição do Movimento Internacional de Dança (MID), maior plataforma de...


De 2 a 19 de outubro, Brasília recebe a 15ª edição do Movimento Internacional de Dança (MID), maior plataforma de dança do Centro-Oeste. Com espetáculos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e no Espaço Cultural Renato Russo, o festival reúne 28 coreografias (4 internacionais, 4 nacionais e 20 do DF), que exploram as linguagens urbanas e contemporâneas em diálogo com identidades negras, periféricas e marginalizadas.

A abertura será no dia 2 de outubro, no Teatro do CCBB, com o espetáculo “Até Aqui Tudo Bem”, do coreógrafo camaronês radicado na França Bouba Landrille Tchouda. O trabalho envolve jovens brasileiros do Rio de Janeiro e Pernambuco e propõe uma reflexão sobre juventude, resistência e a potência das danças urbanas.

Outro destaque é a chegada da coreógrafa carioca Alice Ripoll, com três produções: Puff (estreia nacional, dia 5), Acordo (7 e 8) e Zona Franca (9). Reconhecida internacionalmente, Alice explora diálogos entre dança urbana, teatro e experiências periféricas do Rio de Janeiro.

O tradicional Palco Aberto (11 e 12 de outubro) e a Batalha All Style dão protagonismo aos talentos locais, reforçando a diversidade da cena urbana do DF. Já o Dia das Crianças (12 de outubro), que coincide com o aniversário do CCBB Brasília, contará com programação especial: espetáculo para bebês (Bebê Groove), aulas abertas de dança e atividades gratuitas para toda a família.

A edição ainda promove intercâmbios entre artistas do México, Ceará e Brasília, como em Las Razones de mi Cuerp@ (Jaciel Neri), Reza Caseira (Wellington Gadelha e Edivaldo Batista) e Corredeira (Nave Gris Cia. Cênica/DF). O festival também inclui oficinas, residências, rodas de conversa, ações educativas e circulação de estudantes da rede pública.

Com patrocínio da PNAB/DF e do FAC-DF, além do apoio do Banco do Brasil e de parceiros nacionais e internacionais, o MID segue consolidando-se como espaço de encontro, experimentação e afirmação de corpos negros e periféricos em movimento.

Fonte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU