Mobilização em Ação conscientiza moradores de São Sebastião sobre descarte correto de resíduos

São Sebastião recebeu, nesta quarta-feira (26), mais uma edição do projeto Mobilização em Ação,


São Sebastião recebeu, nesta quarta-feira (26), mais uma edição do projeto Mobilização em Ação, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Durante a manhã, uma equipe de colaboradores da cooperativa parceira Ecolimpo, responsável pela separação do lixo na região administrativa, percorreu as ruas da cidade conscientizando a população sobre o descarte adequado de resíduos.

Projeto Mobilização em Ação promoveu ação educativa em São Sebastião para orientar a população sobre o descarte correto de resíduos | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Atualmente, a cooperativa reúne 27 catadores de recicláveis e coleta, em média, 6,5 toneladas de resíduos por mês. No entanto, 1,5 tonelada acaba não sendo reaproveitada devido à falta de separação adequada por parte dos moradores, um reflexo da baixa consciência coletiva sobre a importância da reciclagem.

“Importantíssimo esse trabalho de conscientização, para que a gente possa se preparar melhor”

Nalva Aguiar, professora

“Existe uma importância muito grande na realização desse projeto, pois a conscientização da população em relação ao descarte irregular e à correta separação do lixo amplia o aproveitamento dos materiais e, consequentemente, o ganho para os colaboradores da cooperativa”, explica o subdiretor de Limpeza Urbana, Everaldo Araújo.

Com a participação de mobilizadores e representantes das 22 cooperativas de catadores contratadas pelo SLU, o Mobilização em Ação leva informações diretamente aos moradores sobre como práticas simples podem contribuir para uma cidade mais limpa e saudável.

“É bacana ter esse trabalho comunitário, esse cuidado com a coletividade”, comentou o estudante Davi Gomes

Os chamados mobilizadores são divididos em equipes e orientam porta a porta sobre separação, acondicionamento e descarte dos resíduos, assim como dias e horários das coletas seletiva e convencional.

“Cada cooperativa cede um membro para compor uma equipe de mobilizadores. Em seguida, escolhemos uma cidade onde há coleta seletiva inclusiva, ou seja, realizada pelas cooperativas, e então convocamos esses mobilizadores treinados para passar nas quadras da cidade, de casa em casa, explicando dias e horários e como fazer a separação correta”, detalha o servidor.

Morador de longa data de São Sebastião, o estudante Davi Gomes, 26 anos, aprova a iniciativa, apesar de já ter conhecimento sobre os dias da coleta seletiva na cidade. “É bacana ter esse trabalho comunitário, esse cuidado com a coletividade. Essa ação ajuda muito a população. No nosso caso, já estávamos sabendo dos dias corretos e já faço a separação conforme eles pedem”, avalia.

Mobilizadores orientam moradores sobre separação, acondicionamento e descarte dos resíduos, assim como os dias e horários das coletas seletiva e convencional

A professora Nalva Aguiar, 48, elogiou a ação e, principalmente, a abordagem dos colaboradores do SLU: “Importantíssimo esse trabalho de conscientização, para que a gente possa se preparar melhor. Eu já tinha uma noção, vendo o caminhão passar, mas agora, com a informação confirmada pelo pessoal, que foi muito educado, fica bem melhor para a gente”.



Fonte: Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU