Com ritmos intensos e movimentos corporais cheios de energia e expressão, jovens artistas da periferia de Brasília ocupam o Complexo Cultural de Samambaia nesta sexta (3), às 19h, na Mostra Artística Corpo Expandido. A entrada é gratuita, com lista de presença na chegada.
No palco, 75 dançarinos de diversas regionais vão expor muito talento nos estilos funk, dança-teatro, jazz, dança contemporânea e voguing. As apresentações são resultado das oficinas ministradas pelo Coletivo Artístico CeinCena. Durante cinco semanas, os participantes aprenderam as técnicas artísticas e corporais de cada uma dessas modalidades, sob a condução de grandes renomes do setor cultural brasiliense, como Karine Araújo (Funk), Bruno Coeoli (Jazz), Camila Guerra (Dança Teatro), Maria Ramalho (Contemporâneo) e Iago Gabriel (Voguing).
“O projeto Corpo Expandido é muito importante, principalmente quando pensamos no recorte social. Fazer arte é um ato político, e isso fica mais evidente quando você é um artista periférico. E o projeto vem no sentido de oportunizar espaços que transformem esses jovens artistas em verdadeiros protagonistas da identidade periférica de nossa cidade. Nas oficinas falamos sobre corpo, dança e território, em um debate profundo com profissionais consolidados no ramo. Agora na Mostra Cultural os alunos terão a chance de mostrar no palco tudo o que aprenderam durante o projeto, com uma estrutura profissional para que possam pensar na criação e ampliação de seus portfólios artísticos”, comenta Guel Soares, ator e dançarino do Coletivo CeinCena.
Cruzando o DF de uma ponta a outra, Beatriz Pereira, 22 anos, não mediu esforços para aproveitar a oportunidade. Moradora do Varjão, a jovem enfrentou a longa jornada de casa até o Complexo Cultural de Samambaia para vivenciar as oficinas de dança contemporânea e funk. “Iniciativas assim são muito importantes, principalmente para pessoas de baixa renda que não conseguem pagar uma aula de dança. Eu digo por mim, que estou vindo de longe para viver tudo isso. Sou dançarina profissional, eu vivo pela arte, e aqui aprendi coisas que nunca nem vi antes.”
A Mostra Corpo Expandido contará com recursos de acessibilidade, oferecendo ao público a tradução das apresentações na linguagem brasileira de sinais (Libras) e audiodescrição.
Serviço
Data: 3/10/2025
Horário: 19h
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Entrada Gratuita | Lista de presença na entrada
Organização: Coletivo Artístico CeinCena
Realização com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal
Fonte: Aline Lima