Novas calçadas no Riacho Fundo II ampliam mobilidade de pedestres

As obras para a construção de novas calçadas no Riacho Fundo II continuam e já começam a transformar a mobilidade de pedestres na região. Ao todo, cerca de 11 mil m² de passeios estão sendo executados no trajeto que liga a QS 6 à QS 20, passando por pontos importantes da cidade, como a rodoviária da região administrativa.

A iniciativa busca garantir mais segurança e conforto para quem circula pela região. Com investimento de R$ 1,1 milhão do Governo do Distrito Federal (GDF), a obra é executada pela empresa RVA, contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), em parceria com a Administração do Riacho Fundo II.

Com investimento de R$ 1,1 milhão do Governo do Distrito Federal (GDF), a obra é executada pela empresa RVA, contratada pela Sedet-DF, em parceria com a Administração do Riacho Fundo II | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Segundo a vice-governadora Celina Leão, iniciativas como esta mostram como o governo está atento às necessidades da população. “Nós estamos atendendo a uma solicitação legítima da população. Como poder público, estamos cumprindo o nosso dever de garantir mobilidade e segurança. As obras também levam cidadania ao incluir as pessoas com mobilidade reduzida, garantindo que possam se deslocar com mais autonomia”, ressalta.

 

A administradora regional, Ana Maria da Silva, destaca a celeridade das obras. “Essa calçada tem 11 mil m² e, em apenas três semanas de obra, a empresa já avançou bastante. A rapidez surpreendeu e os serviços estão próximos de serem finalizados”, afirmou. Segundo ela, trechos concluídos já começaram a ser utilizados pelos moradores. “As famílias já estão usufruindo, passeando com os filhos, andando de bicicleta, passeando com animais. Como ciclista, eu já usava essa calçada antes, mesmo bastante danificada. E agora a diferença é visível”, completou.

Morador da região desde 2005, o motorista de ônibus Edgar Martins, de 63 anos, destacou a mudança na rotina após o início das obras. “Antes, estava tudo quebrado, era perigoso. Eu não andava no passeio, andava no asfalto. Agora está ficando maravilhoso, dá mais segurança, evita atropelamento e crianças correndo na rua. Está ficando bacana mesmo”, relatou.

“Antes, estava tudo quebrado, era perigoso. Eu não andava no passeio, andava no asfalto. Agora está ficando maravilhoso, dá mais segurança, evita atropelamento e crianças correndo na rua. Está ficando bacana mesmo”

A dona de casa Maria Ribeiro, 57, conta que as condições anteriores da calçada limitavam até atividades simples do dia a dia. “Eu evitava fazer caminhada porque caía muito, a pé e de bicicleta também. Agora está bem segura, tranquila, dá pra fazer caminhada sossegada. Quando começaram a medir a área, há algumas semanas, eu já fiquei alegre, porque sabia que ia melhorar. Agora então, com a obra quase pronta, nem se fala”, acentuou.

Além das calçadas, a região também recebe intervenções complementares, como a construção de uma ciclovia próxima ao local, com 10 km até o Balão do Periquito, ampliando as opções de mobilidade ativa e uso dos espaços públicos no Riacho Fundo II. Para a autônoma Ivonete Figueiredo, 46, as obras e a nova calçada trazem mais qualidade de vida: “Antes era horrível, muito barro. Agora está muito bom, dá pra caminhar, correr. Valoriza a região e fica mais confortável para andar de bicicleta e investir na saúde”, avaliou.

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU