Pesquisar
Close this search box.

Novo Observatório de Práticas Integrativas expande serviços no DF

O Distrito Federal ganhou, nesta segunda-feira (6), o Observatório de Práticas Integrativas em Saúde.

O Distrito Federal ganhou, nesta segunda-feira (6), o Observatório de Práticas Integrativas em Saúde. O espaço permitirá um mapeamento das técnicas oferecidas na capital, bem como a capacitação de novos facilitadores. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do DF (SES) e a Universidade de Brasília (UnB), com o apoio da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

O trabalho será feito por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da UnB – a maior parte de cursos da área de saúde -, em parceria com os servidores da SES. “O objetivo é ampliar e fortalecer as práticas integrativas”, resume a professora Josenaide Engracia dos Santos, doutora em ciências da saúde e, agora, coordenadora do novo observatório.

Oferecidas como métodos complementares ou alternativos de tratamento, as práticas integrativas na rede incluem 17 modalidades, como acupuntura, shantala, meditação e yoga, ofertadas pela SES desde 2014. “São técnicas transversais a todos os níveis de atenção e trazem melhorias na promoção da saúde”, afirma o subsecretário de Assistência Integral à Saúde, Maurício Fiorenza.

Servidor qualificado

Para levar os métodos às escolas públicas, diversos profissionais da Secretaria de Educação do DF (SEE) já estão sendo capacitados nas práticas. É esperada ainda a formação de mais servidores da SES, inicialmente tendo como foco a região de Ceilândia.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU