De sexta-feira (21) a domingo (23), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) levou a diversas regiões do DF a operação Carnaval Seguro. Os agentes abordaram 945 condutores e aplicaram 820 testes de etilômetro em Águas Claras, Areal, Asa Norte, Eixo Monumental, Núcleo Bandeirante, Planaltina e Samambaia.
Motorista que tentou furar bloqueio teve o carro apreendido ao passar pelas “camas de faquir” | Foto: Divulgação/Detran-DF
As equipes do Detran-DF autuaram 92 motoristas por dirigir após o consumo de bebida alcoólica, 29 inabilitados, 24 com a CNH vencida há mais de 30 dias, 40 por dirigir veículo com o escapamento irregular e 105 por infrações diversas. Foram recolhidos 39 veículos ao depósito.
Transposição de bloqueio
Durante as ações do fim de semana, cinco condutores foram autuados por transpor, sem autorização, bloqueios viários policiais. Em Planaltina, uma condutora transpôs o bloqueio, mas teve o veículo parado com o auxílio das “camas de faquir” – faixas com pregos grandes utilizadas para conter infrações desse tipo. Além de ser inabilitada, a motorista estava sob o efeito de bebida.
No Eixo Monumental, outro condutor alcoolizado tentou fugir da blitz, mas as equipes conseguiram abordá-lo e ele foi conduzido à delegacia por apresentar quantidade de álcool considerada crime.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transpor bloqueio viário policial é uma infração gravíssima, com penalidade de multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir, além do recolhimento do veículo ao depósito.
*Com informações do Detran-DF
Fonte: Agencia Brasília