Participe do processo de registro do Circo de Tradição Familiar no Brasil


Confira na íntegra o parecer técnico do Iphan sobre o registro Circo de Tradição Familiar no Brasil

As manifestações podem ser enviadas por e-mail para , por correspondência para o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural no endereço SEPS 702/902, Centro Empresarial Brasília 50, Bloco B, Torre Iphan, 5º Andar, Brasília-DF, CEP 70390-135, ou através do Protocolo Digital do Iphan disponível no site oficial do Instituto. Após o encerramento do prazo, todas as contribuições recebidas serão analisadas pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão máximo de decisão do Iphan para o reconhecimento de bens culturais brasileiros.

A consulta pública representa uma oportunidade para que a população, especialmente quem vive, pratica ou conhece de perto essa tradição, possa contribuir com informações, relatos e opiniões sobre o bem cultural, garantindo que o processo de reconhecimento passe pelas mãos da comunidade detentora.

Circo de Tradição Familiar no Brasil

O Circo de Tradição Familiar está presente em todo o Brasil e se caracteriza pela atuação de pequenos grupos, em sua maioria nômades, organizados em torno de famílias que, em alguns casos, reúnem até oito gerações dedicadas à arte circense. Essa estrutura revela a continuidade histórica do circo no país e a capacidade de adaptação de seus saberes e expressões ao longo do tempo. Além dos parentes, os circos também contam com a participação de artistas e trabalhadores agregados, vindos de outras famílias tradicionais ou de pessoas que passam a integrar o grupo por afinidade, contratação ou interesse pela vida itinerante.

Sustentado pela itinerância, pela organização familiar e pela constante adaptação às diferentes realidades, o circo ocupa um lugar central no imaginário cultural brasileiro. Ele contribuiu para a formação de outras formas de entretenimento de massa e segue sendo, muitas vezes, o principal — ou único — acesso a espetáculos artísticos em localidades afastadas dos grandes centros. Ao democratizar o acesso à cultura, o circo fortalece a memória social, estimula a sensibilidade artística e mantém vivos saberes técnicos, lúdicos e coletivos que fazem parte da identidade cultural do país.

Confira o dossiê de registro do Iphan sobre o Circo de Tradição Familiar no Brasil

Fonte: Assessoria de Comunicação Iphan
Foto: Arquivo/INRC/Fernando Dias

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU