A passarela subterrânea do Lúcio Costa, no Guará I, está novamente iluminada e segura para os pedestres. Após mais um episódio de furtos de cabos e luminárias, a CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) concluiu a instalação de um novo sistema elétrico, desta vez reforçado para dificultar novos ataques.
O trabalho incluiu a substituição da fiação de cobre por cabos de alumínio, menos valiosos no mercado ilegal, além da instalação de luminárias com proteção antifurto. A rede elétrica da passarela passou por uma reestruturação completa, garantindo maior durabilidade e segurança. Este é o segundo grande reparo realizado pela companhia no local em 2025.
A CEB IPes ressalta a importância da colaboração da população para reduzir o vandalismo. “Denúncias de atitudes suspeitas devem ser comunicadas imediatamente à Polícia Militar pelo número 190”, orienta a companhia.
O reforço na passarela acontece em paralelo à entrada em vigor da Lei nº 15.181/2025, que aumenta as penas para crimes envolvendo furtos de cabos, fios e equipamentos de energia elétrica e telecomunicações. Agora, os delitos podem resultar em até 16 anos de prisão, com multa, e a punição é dobrada se houver interrupção de serviços essenciais ou se os crimes ocorrerem em situações de calamidade pública.