Passarela do Lúcio Costa, no Guará, recebe instalação de cabos e luminárias

A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) finalizou a instalação completa da passarela subterrânea do Lúcio Costa, no Guará...

A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) finalizou a instalação completa da passarela subterrânea do Lúcio Costa, no Guará I, após mais um episódio de vandalismo, o que exigiu intervenção das equipes técnicas da companhia. O local foi alvo de furto de cabos e luminárias.

A instalação incluiu a substituição dos cabos de cobre por fios de alumínio — material com menor valor comercial — além da instalação de luminárias antifurto e a reestruturação completa da rede elétrica da passarela.

Esta foi a segunda vez em 2025 que a CEB IPes precisou refazer praticamente toda a iluminação do local. A CEB reforça a importância da colaboração da população no combate a esse tipo de crime. Casos suspeitos devem ser denunciados à Polícia Militar (190). Recentemente entrou em vigor a Lei nº 15.181/2025, que aumenta as penas para furto, roubo e receptação de cabos, fios e equipamentos usados na distribuição e transmissão de energia elétrica e telecomunicações. A nova lei transforma esses crimes em qualificados, com penas que variam de 2 a 16 anos de prisão, além de multa, e prevê dobro da pena se houver interrupção de serviços ou o crime ocorrer em situação de calamidade pública. Trechos que excluíam a responsabilidade das concessionárias foram vetados.

*Com informações da CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU