Os trabalhos de pavimentação da Avenida Zumbi dos Palmares seguem em São Sebastião. Até o momento, cerca de 600 metros de asfaltamento foram concluídos, de um trecho total de 3,4 km que conectará o Morro da Cruz à DF‑473. A obra tem investimento aproximado de R$ 8 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF).
O administrador de São Sebastião, Roberto Medeiros, explicou a relevância da pavimentação para a expansão do bairro e para a circulação de serviços essenciais. “Além do bairro ter crescido muito, essa avenida principal está tendo várias construções de galpões e novos comércios. A população está empreendendo muito por aqui.” O gestor também apontou a avenida como uma das principais vias da cidade: “Ela começa na ligação com a DF-473, atravessa toda avenida e liga na avenida que desce para o Morro da Cruz, na curva conhecida por Curva do Bastão. Até lá já está asfaltada, falta esse trecho de que estamos trabalhando”, explica.
O novo trecho asfaltado beneficiará mais de 10 mil moradores, além de impactar diretamente o fluxo do transporte escolar e das linhas circulares que integram o bairro ao sistema rodoviário — incluindo Zebrinhas. “Essa obra é essencial para a linha do transporte escolar. Quando chovia, era muita lama e na época da poeira as crianças ficavam em abrigos esperando. O benefício da pavimentação com massa asfáltica é grande para toda a comunidade, é mais conforto”, acrescentou o administrador.
Voz da comunidade
A pavimentação já começa a transformar a rotina local. A feirante Izabel Dourado Silva Leite, de 57 anos, relatou impacto direto no seu dia a dia: “Vai fazer muita diferença. Os Zebrinhas e transportes escolares passando melhor, só de sair dessa lama é uma bênção. Na época da poeira é difícil demais, então essa obra é muito importante, não tem como falar que não é.”
A dona de casa Raquel Costa, de 40 anos, também descreveu a expectativa de mudança para a saúde e a organização da casa: “A poeira aqui era imensa, crianças com problemas respiratórios não paravam saudáveis. Esse asfalto é uma mudança total na nossa vida. A gente pode manter os móveis mais limpos, é só felicidade”, comemora a moradora da região.









