A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu mais um passo em direção à valorização e ao fortalecimento da atuação feminina na instituição. Publicada nesta segunda-feira (19), a portaria nº 305/2025 institui o comitê permanente para o planejamento e o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas às mulheres policiais civis.
A iniciativa visa a garantir que as demandas específicas das servidoras sejam contempladas em ações estruturadas, contínuas e alinhadas com o decreto distrital nº 45.414/2024, que orienta as diretrizes voltadas à equidade de gênero na segurança pública do DF.
Segundo a normativa, caberá ao comitê apresentar, anualmente, as metas e ações previstas para o cumprimento dos objetivos estabelecidos, com a devida publicação das informações no site institucional da PCDF. As atividades desenvolvidas seguirão os parâmetros do decreto distrital vigente, sem prejuízo de outros normativos relacionados.
O comitê será vinculado diretamente ao gabinete do delegado-geral de Polícia Civil, a quem se reportará institucionalmente. A presidência do comitê será ocupada pela diretora da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (Diam), a delegada Karen Tatiane Langkammer, que destaca: “Essa medida reforça o compromisso da PCDF com a promoção da equidade de gênero, o respeito aos direitos das servidoras e o fortalecimento de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e representativo”.
*Com informações da PCDF