O Brasil está entre os países com mais animais de estimação no mundo. São mais de 160 milhões de pets convivendo com famílias em todo o país, de acordo com a Agência Senado de Notícias. Diante desse cenário, a Neoenergia Brasília chama atenção para um ponto muitas vezes negligenciado: a segurança elétrica nos lares que têm cães e gatos.
“Muitas situações perigosas podem ser evitadas com atitudes básicas, mas essenciais, especialmente em ambientes com pets”
Antonio Ribeiro, gerente de Desempenho do Negócio da Neoenergia
Curiosos por instinto, os pets podem morder fios, se enroscar em extensões ou brincar perto de equipamentos ligados, situações que oferecem riscos graves, como choques, queimaduras e curtos-circuitos. Para evitar acidentes, a distribuidora reforça orientações simples e eficazes que ajudam a proteger toda a família – incluindo os animais.
“A segurança começa dentro de casa”, alerta o gerente de Desempenho do Negócio da Neoenergia Brasília, Antonio Ribeiro. “Muitas situações perigosas podem ser evitadas com atitudes básicas, mas essenciais, especialmente em ambientes com pets. Nosso papel é conscientizar a população e incentivar a prevenção.”
Em caso de acidentes com eletricidade, a orientação é desligar o disjuntor imediatamente e acionar o socorro. Nunca toque na pessoa ou animal enquanto estiverem em contato com a fonte elétrica.
Vira-lata caramelo
Como parte da campanha de conscientização, a Neoenergia apresenta o mascote Max, um vira-lata caramelo que, ao lado de um eletricista da empresa, ensina de forma leve e educativa como evitar acidentes com energia. A ação, batizada de “Amigo de Verdade”, já está sendo veiculada em escolas, rádios, redes sociais e outros canais de comunicação.
Com linguagem acessível e foco nas famílias, a campanha amplia o alcance da cultura de segurança elétrica, reforçando o compromisso da distribuidora com os mais de 3 milhões de moradores do Distrito Federal.
*Com informações da Neoenergia