PMDF celebra 29 anos da Faixa da Igrejinha com ação educativa

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) celebrará, nesta quarta-feira (1), às 7h, os 29 anos da implantação da faixa de pedestre no Distrito Federal. Para celebrar o marco, a PMDF realizará uma ação educativa na Faixa da Igrejinha, localizada na altura da EQS 307/308 Sul. Há exatamente 29 anos, com a implementação efetiva da faixa de pedestres, a capital do país iniciava uma mudança cultural que transformaria o trânsito local em um modelo de civilidade para todo o Brasil.

O evento contará com uma blitz educativa de trânsito e a participação de alunos da Escola Classe (EC) 308 Sul. Além da conscientização de motoristas e pedestres, a programação inclui a apresentação de banner temático e um momento simbólico de celebração, com o canto de “parabéns” e a distribuição de bolo e refrigerantes para a comunidade.

O legado do coronel Azevedo e a atuação da PMDF

A história da faixa de pedestres em Brasília está diretamente ligada à atuação da PMDF. O idealizador da lei e da campanha que transformaram o comportamento no trânsito foi o saudoso coronel Renato Azevedo. Durante seu comando no Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), entre 1995 e 1998, ele não apenas concebeu a proposta, como também liderou uma ampla ação de educação e fiscalização, consolidando o entendimento de que a vida deve ter prioridade sobre a pressa.

O evento contará com uma blitz educativa de trânsito e a participação de alunos da Escola Classe (EC) 308 Sul | Foto: Arquivo/Agência Brasília

O trabalho desenvolvido pela PMDF naquele período foi fundamental para a mudança de comportamento de motoristas e pedestres. Antes da implantação da faixa, o Distrito Federal registrava elevados índices de atropelamentos. Com a implementação da medida e as ações contínuas de conscientização e fiscalização, houve redução significativa desses números já no primeiro ano, com queda de aproximadamente 24% nas mortes por atropelamento.

O “sinal de vida” como patrimônio cultural

Atualmente, um gesto que se tornou símbolo da educação no trânsito do Distrito Federal é o chamado “sinal de vida”. O ato de estender a mão e aguardar a parada dos veículos, embora não previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), consolidou-se como prática amplamente adotada, sendo resultado direto das campanhas educativas promovidas pela PMDF e por iniciativas como o fórum “Paz no Trânsito”.

O reconhecimento da importância dessa cultura é evidenciado pelo fato de a faixa de pedestre ter sido declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Condepac-DF).

Para o futuro, o desafio permanece na manutenção da visibilidade das faixas e na melhoria da iluminação das vias, garantindo maior segurança aos pedestres e a continuidade do legado iniciado há quase três décadas.

A celebração dos 29 anos da faixa de pedestre reforça o compromisso da Polícia Militar do Distrito Federal com a educação para o trânsito e a valorização da vida, destacando o papel histórico da Corporação na construção de uma cultura de respeito ao pedestre.

 

*Com informações da PMDF

Agencia Brasília

Tags

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU