A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) promoveu, nesta sexta-feira (23), a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do DF (Condetur-DF) em 2026. O encontro, que marcou a 88ª reunião do colegiado, foi pautado pelo otimismo, pela apresentação dos resultados alcançados em 2025 e pelo planejamento estratégico para fortalecer o setor turístico ao longo do novo ano.
“Brasília hoje está definitivamente inserida no cenário internacional do turismo, com recorde de visitantes estrangeiros”
Cristiano Araújo, secretário de Turismo
“Neste primeiro encontro do ano, temos muito a comemorar. Brasília hoje está definitivamente inserida no cenário internacional do turismo, com recorde de visitantes estrangeiros. Esse resultado é fruto do esforço coletivo e da atuação integrada de todo o trade turístico”, afirmou o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.
De acordo com dados da Embratur, cerca de 100 mil turistas internacionais visitaram Brasília em 2025. O desempenho positivo também foi impulsionado por um calendário robusto de shows e grandes eventos, que trouxe à capital importantes nomes da música nacional e internacional, movimentando a economia, a rede hoteleira, bares, restaurantes e o setor de serviços.
Cristiano Araújo adiantou que o aniversário de Brasília, em 2026, será celebrado com uma programação especial. “A expectativa é manter o padrão de qualidade dos eventos realizados em 2025, ampliando o público e o alcance das ações, fortalecendo Brasília como destino turístico e cultural”, ressaltou o secretário.
O conselho também debateu a possibilidade de tarifas especiais para o período do aniversário da capital, envolvendo setores como hotelaria, gastronomia e passagens aéreas, como forma de estimular a vinda de turistas e facilitar o acesso da população às comemorações.
Resultados positivos
Representando a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-DF), o presidente Henrique Severien apresentou dados que apontam um crescimento de 8,12% na Receita por Apartamento Ocupado (RevPAR) da hotelaria do DF em 2025. Ele lembrou que, no último ano, foi iniciado o Projeto de Requalificação dos Setores Hoteleiros Norte e Sul, uma ação integrada do Governo do DF, com a participação de diversos órgãos.
“A Secretaria de Turismo teve um papel fundamental nesse crescimento, atuando fortemente na captação de grandes eventos e dialogando com o trade turístico em cada etapa. Esse trabalho conjunto é essencial para que os resultados continuem positivos”, destacou Severien.
O Brasília Convention & Visitors Bureau também apresentou perspectivas otimistas para 2026, com foco na ampliação do turismo de eventos e negócios. Segundo a entidade, 150 eventos de grande porte já estão programados para ocorrer na capital, gerando emprego, renda e fortalecendo toda a cadeia do turismo.
No segmento de Turismo Rural, o ano começou com expectativas positivas, impulsionado pelo lançamento e desenvolvimento de rotas voltadas ao turismo de experiência e ao turismo de aventura. A Rota do Queijo, lançada em 2025, foi destaque ao integrar o Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil, apresentado durante a COP 30, levando o turismo rural do DF ao cenário internacional.
Durante a reunião, o presidente da ABAV-DF, Levi Barbosa, apresentou os números do City Tour Cívico, que em 2025 recebeu cerca de 35 mil turistas, sendo 15 mil visitantes internacionais.
Outro tema tratado foi a demolição do antigo hotel Torre Palace, marcada para domingo (25). No local, será construído um novo empreendimento hoteleiro, com a proposta de ampliar o segmento de luxo na hotelaria do Setor Hoteleiro Norte, fortalecendo ainda mais a infraestrutura turística da capital.
Encerrando a apresentação dos dados, representantes do Aeroporto Internacional de Brasília informaram que o terminal projeta a movimentação de aproximadamente 1,4 milhão de passageiros em janeiro de 2026, o que representa um crescimento estimado de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento reflete a alta demanda da temporada de férias escolares e o fortalecimento da malha aérea, especialmente no mercado internacional.








