Profissionais de saúde da Colômbia conhecem Rede Distrital de Bancos de Leite Humano

Representantes da Secretaria de Saúde de Cundinamarca (SSC) — departamento da Colômbia localizado na cidade de Bogotá, capital do país...

Representantes da Secretaria de Saúde de Cundinamarca (SSC) — departamento da Colômbia localizado na cidade de Bogotá, capital do país — participaram de uma capacitação sobre a Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal (rBLH-DF). Integrado à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), o DF faz parte da maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo, reconhecida internacionalmente.

Servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF) conduziram a comitiva durante as atividades realizadas na última semana. O treinamento incluiu o acompanhamento das equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) nas coletas em domicílio e de diversas etapas do processo desempenhado na rBLH-DF, como a recepção e triagem do leite humano cru, armazenamento, controle de qualidade, pasteurização e distribuição. 

“Trata-se de um momento valioso de intercâmbio de conhecimentos, experiências e culturas, que fortalece nossa atuação em rede”, ressalta a enfermeira Graça Cruz, coordenadora do Centro de Referência em Banco de Leite Humano do Distrito Federal (CRBLH-DF).

Representantes da Secretaria de Saúde de Cundinamarca durante capacitação no DF | Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde DF

Apesar do reconhecimento internacional, a especialista reforça que a atuação da rBLH-DF demanda um engajamento contínuo dos profissionais da SES-DF. “Essa experiência nos inspira e renova nosso compromisso diário com a busca pela excelência na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.”

Políticas de amamentação e atenção neonatal

O DF é referência em políticas de incentivo à amamentação e conta com 14 BLHs e sete postos de coleta. Em média, 150 a 200 recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dependem todos os meses do leite doado.

Durante a semana, a comitiva colombiana pôde conhecer as diretrizes das políticas públicas de promoção do aleitamento materno. O foco maior esteve na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e na implementação do Método Canguru.

Também foram realizadas visitas técnicas à Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Taguatinga, ao posto de coleta de leite humano do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) e aos BLHs do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e do Hospital Universitário de Brasília (HUB). As visitações permitiram a observação de rotinas de trabalho, fluxos operacionais e protocolos técnicos adotados em diferentes níveis da atenção à saúde.

“Trata-se de um momento valioso de intercâmbio de conhecimentos, experiências e culturas, que fortalece nossa atuação em rede”

Graça Cruz, coordenadora do Centro de Referência em Banco de Leite Humano do Distrito Federal (CRBLH-DF)

Antes de voltar à Colômbia, o grupo internacional também se reuniu com os responsáveis técnicos de todas as unidades da rBLH-DF, no intuito de debater os passos que fizeram da capital federal autossuficiente em leite humano. Como complementação, a comitiva se encontrou, ainda, com profissionais da Assessoria de Comunicação (Ascom) da SES-DF para entender as campanhas de doação realizadas nos últimos anos.

Jhon Chaparro, da SSC, fez questão de destacar o que mais chamou sua atenção na semana: “Estamos levando muitas ideias para implementar em nosso departamento. Por exemplo, a ênfase em mobilização social, em campanhas de comunicação, desde as UBSs — no acompanhamento a gestantes e crianças —, até o trabalho desenvolvido nos postos de coleta, articulado com atores da sociedade civil, como os bombeiros. Isso nos deixou impressionados.”

Monica Sandoval, também da SSC, elogiou o trabalho brasileiro e demonstrou interesse em reproduzir essas ações no contexto da Colômbia. “É nossa meta de política pública criar uma rede de bancos de leite humano departamental. Desejamos implementar esses centros de coleta em nosso departamento e, por isso, viemos tomar referência com os melhores.”

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU