Pesquisar
Close this search box.

Profissionais do HRSM se capacitam sobre higiene corporal do recém-nascido

Os colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram de uma capacitação sobre


Os colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram de uma capacitação sobre higiene corporal do recém-nascido. O treinamento ocorreu nesta quarta-feira (18), no Centro de Simulação Realística da unidade, e foi voltado para os profissionais que atuam na área assistencial, principalmente com os recém-nascidos. O curso foi promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep).

“O objetivo da capacitação é atualizar os participantes acerca das práticas assistenciais atuais de cuidado durante o banho do recém-nascido. Por isso, abordamos desde a maneira correta de segurar o bebê, o PH dos sabonetes indicados para a pele do recém-nascido, a temperatura ideal da água e as técnicas para dar um banho corretamente sem deixar o bebê perder calor”, explica a enfermeira do Núcleo de Educação da Diep, Luiza Melo.

Os cuidados iniciais com recém-nascidos foram detalhados na capacitação de colaboradores do HRSM | Fotos: Divulgação/ IgesDF

Durante a capacitação foram abordadas atualizações de literaturas sobre os cuidados iniciais com os recém-nascidos, a maneira correta de higienizar o coto umbilical, a forma de lavar os cabelos dos bebês, os melhores óleos para passar na pele deles e uso de hidratantes.

Além disso, Luiza destacou que o banho em prematuros só é indicado acima das 34 semanas e abordou qual a maneira correta de higienizar os bebês nas trocas de fraldas, quais pomadas podem ser utilizadas na prevenção de assaduras e como se paramentar na hora de dar o banho nos recém-nascidos internados.

O que foi ensinado aos profissionais será repassado aos pais dos bebês para que os cuidados continuem em casa

“Todos devem estar utilizando capote, touca, máscara e luvas e devem iniciar pela cabeça e o rostinho do recém-nascido. Depois de secar, coloca-se o bebê dentro da banheira, ainda enrolado no cueiro ou fraldinha e vai molhando e retirando o tecido aos poucos, após higienizar a frente, vira ele com muito cuidado deixando a cabeça sempre apoiada no braço e lava as costas, deixando por último os órgãos genitais”, explica. Também foram ensinadas técnicas de relaxamento como, banho de ofurô e massagem shantala.

A técnica de enfermagem Mirian Venâncio trabalha na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) e adorou participar do curso de higienização para recém-nascidos, pois trabalha no seu dia a dia cuidando dos pequenos pacientes.

“Tudo que a gente aprende aqui, nós repassamos para as mães para auxiliá-las nos cuidados com os bebês nos primeiros banhos para que elas tenham segurança de fazer em casa quando estiverem sozinhas. Então, é um ganho coletivo”, avalia a profissional.

*Com informações do IgesDF



Fonte: Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU