Com fomento do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), As Caixeiras Cia. de Bonecas apresenta novas etapas do projeto Espiral – Manutenção, Sustentabilidade e Expansão Criativa, que desde março vem fortalecendo a linguagem do teatro de bonecos no Centro-Oeste.
Após uma frutífera imersão em dramaturgia em Olhos D’Água (GO) com artistas nacionais e internacionais, e a circulação de três espetáculos de Lambe-lambe por espaços como Choro no Eixo, Festival Envelhecência e Ecofeira do Mercado Sul, a companhia agora oferece duas ações gratuitas em agosto e setembro:
Temporada “De Outro Jeito”
De 30 de agosto a 2 de setembro, no Teatro de Sobradinho, o espetáculo infantil “De Outro Jeito” transforma caixas de papelão em uma emocionante celebração do amor entre pais e filhos. Com uma combinação encantadora de teatro de bonecos, palhaçaria e música ao vivo, “De Outro Jeito” leva crianças e adultos a uma viagem lúdica e emocionante, onde caixas de papelão ganham vida como brinquedos, personagens e universos imaginários.
Inspirada no livro “O Homem que Amava Caixas”, de Stephen King, a peça narra a história de um pai que encontra uma forma única de expressar seu afeto: pela criatividade e pela magia de transformar o comum em algo extraordinário.
Com sensibilidade e humor, o espetáculo explora temas como os laços familiares, o afeto não verbalizado e a beleza dos pequenos gestos — questões universais que ecoam tanto no público infantil quanto nos adultos. De maneira poética, a obra também aborda os ciclos da vida, usando o tempo como um elemento narrativo. Cenários e recursos cênicos ilustram o crescimento do filho e o envelhecimento do pai, materializando a passagem do tempo e a inevitabilidade da transformação.
“De Outro Jeito” convida a plateia a refletir sobre existência, memória e os ritmos naturais que moldam a vida, tudo isso em uma experiência cheia de delicadeza, imaginação e emoção.
Serviço
Local: Teatro de Sobradinho
Endereço: Quadra 12
Datas e horários:
30 e 31/8 (sábado e domingo): às 17h (sessão acessível: dia 30, com intérprete de Libras e audiodescrição)
1º e 2/9 (segunda e terça): às 10h e às 15h (exclusivo para escolas)
Entrada franca e livre para todos os públicos
Trajetória do Espiral
O projeto, que incluiu residência criativa em Goiás e apresentações em sete pontos culturais do DF entre abril e julho, consolida-se como eixo de sustentabilidade para a linguagem do teatro de bonecos. “De Outro Jeito” conta com as atrizes-animadoras Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta, trilha ao vivo de Geraldo Toledo e direção de cena de Karla Juliana Kaju.
Realização: As Caixeiras Cia. de Bonecas
Apoio: FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF
Fonte: Território Comunicação