Projeto Filhos da Nação amplia alcance e recebe visita da multicampeã Lana Miranda


O Projeto Filhos da Nação recebeu, nesta terça-feira, 9 de dezembro, a atleta Lana Miranda, dez vezes campeã mundial de futevôlei e integrante da equipe da Secretaria da Mulher do Distrito Federal e Letícia Campos, que também atua na secretaria para conhecer de perto o trabalho realizado com crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento do DF. Elas participaram da remada no Lago Paranoá. Lana conversou, brincou com os jovens e compartilhou mensagens de empoderamento, força de vontade e determinação.

 Além da visita de Lana e Letícia, o Projeto tem recebido uma série de pessoas de diversas áreas que se preocupam com a questão social no DF, como o ministro do Esporte, André Fufuca, em outubro; o ex-jogador Washington “Coração Valente”, maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro; o vocalista da banda Lupa, Múcio Botelho, em atividade conjunta com o deputado federal Rodrigo Rollemberg; entre outras personalidades que se aproximaram da iniciativa para conhecer seu impacto direto na vida de crianças e adolescentes.

 O Filhos da Nação vive atualmente uma fase de expansão após entrar, em setembro, em um novo ciclo viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, que permitiu ampliar o alcance das atividades e fortalecer a metodologia do projeto. Nesses quatro meses, a iniciativa já atendeu 162 crianças e adolescentes acompanhados pela Vara da Infância e Juventude do TJDFT e 10 adultos com deficiência vinculados à Apaed, somando mais de 60 horas de remada e envolvendo nove voluntários em atividades semanais. Criado em 2017 por Gabriela Speziali e Tiago Souza, o Filhos da Nação nasceu de forma voluntária e consolidou, ao longo dos anos, o uso da canoa havaiana e do stand up paddle como ferramentas para elevar autoestima, desenvolver autonomia e promover bem-estar físico, emocional e social dos jovens.

 Para Gabriela Speziali, a presença de atletas, artistas e autoridades tem um papel simbólico importante para as crianças. “Quando figuras que eles admiram decidem remar com eles, a mensagem é clara: esses meninos e meninas são vistos, valorizados e capazes de escrever novas histórias. Esse gesto tem uma força enorme na vida de quem, muitas vezes, enfrenta jornadas marcadas por rupturas e desafios emocionais”, afirma.

 As atividades do projeto seguem até o dia 19 de dezembro e serão retomadas em 6 de janeiro de 2026, com aulas durante as férias escolares, potencializando o impacto terapêutico da remada. O Filhos da Nação conta com patrocínio da Neoenergia, Sicoob, Drogasil e Emgea, e acontece no clube da Ascade, no Lago Paranoá.

Fonte: Cia da Mensagem – Talita Costa

Fotos: Divulgação 

 

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU